TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrização

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de Eletrização

Questões:

  1. Quais os processos de eletrização? Justifique.

Por contato, atrito e indução.

  1. Por que as experiências eletrostáticas não funcionam bem em dias úmidos?

Porque a umidade deixa o ar mais condutor.

  1. Uma barra carregada atrai fragmentos de cortiça seca os quais, assim que tocam, são violentamente repelidos. Explique.

Após o contato os fragmentos adquirem cargas de mesmo sinal, o que fazem os mesmos se repelirem

  1. Andando vigorosamente sobre um tapete, frequentemente experimenta-se uma descarga elétrica ao tocar uma maçaneta de uma porta. Qual é a causa disso? Como evita-lo?

O motivo é que quando você anda sobre um tapete você causa atrito com o mesmo, e assim é gerado uma carga que é liberada com o contato com a maçaneta.

  1. Qual a diferença entre condutores e isolantes (ou dielétricos)? Justifique.

Condutores são materiais que permitem a passagem da corrente elétrica, já os isolantes são materiais que se opõem a circulação da corrente elétrica.

  1. O significa descarga em corona?

Uma descarga de corona é formada pela emissão de elétrons por eletrodos de alta tensão, no qual chocam-se com átomos do dielétrico adjacente ao eletrodo. O choque provoca a liberação de novos elétrons, formando um processo chamado de avalanche de Townsend.

  1. O que significa rigidez dielétrica?

A rigidez dielétrica de um certo material é um valor limite do campo elétrico sobre a espessura do material, onde que a partir deste valor, os átomos que compõem o material se ionizam e então o material deixa de funcionar como isolante.

  1. Explique, a deflexão ocorrida na chama da vela, sob a ação de um campo elétrico, em termos da ionização das moléculas de ar.

  1. Uma forte descarga elétrica atinge um carro e sai através do pneu, isolante, o motorista, por isso escapa ileso. Justifique o fenômeno.

Um condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a superfície. Se este condutor for uma esfera oca, por exemplo, as cargas iram se espalhar pela superfície externa, pois as repulsões entre as cargas fazem com que elas se mantenham o mais longe possível umas das outras, o que anula os efeitos do campo elétrico criados no interior do condutor. Por isso o motorista fica livre da descarga, o que pode ser explicado pela gaiola de Faraday.

  1. A esfera do gerador, com carga uniforme, é uma superfície equipotencial? Explique.

Chamamos uma superfície de equipotencial quando, numa região de campo elétrico, todos os seus pontos apresentam o mesmo potencial. Uma superfície equipotencial pode apresentar diversas formas geométricas, como a esfera do gerador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com