TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elitização Do Saber

Trabalho Escolar: A Elitização Do Saber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  388 Visualizações

A elitização do saber, exclusão da maioria.

A relação entre escola e a sociedade ao longo de sua história, passou por algumas transformações, onde o saber era transmitido a maior parte da população, através da vida cotidiana pelos pais e adultos. Era um conhecimento assistemático. Nesta fase o ensino era elementar, a educação elitizada, destinada somente àqueles que desempenhavam funções privilegiadas socialmente. Os nativos, filhos de trabalhadores, escravos, negros e mulheres, eram excluídos, ou seja, não podiam participar deste ensino.

A seletividade escolar encaminha os fracos para as trajetórias menos qualificadas, o que por sua vez, aumenta suas chances de viver na precariedade. E possível ver como a escola desempenha um papel de exclusão. Onde os que têm mais poder aquisitivo, são os mais favorecidos socialmente, por dispor de maiores recursos para o sucesso.

Isso nos mostra que os iguais são tratados igualmente e os desiguais desigualmente. Com isso os valores para aprendizagem se torna algo deduzo educação se perdeu através do tempo no intuito de minimizar a exclusão e favorecer a integralidade educacional.

Desse modo a educação deve ser vista de maneira que todas as modalidades e as diversidades cultural, étnica e gênero social sejam contempladas. Partindo do pressuposto que todos os seres humanos nascem iguais e livres em dignidade e direitos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com