TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Solar E Sua Utilidade

Pesquisas Acadêmicas: A Energia Solar E Sua Utilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  2.414 Visualizações

Página 1 de 5

A Energia Solar e sua Utilidade

RESUMO

O sol é a fonte de energia com maior poder de aproveitamento que nós temos. A energia solar é aproveitada pela natureza desde quando as primeiras plantas fotossintetizantes surgiram na Terra.

Por minuto, o sol irradia sobre a Terra uma quantidade de energia suficiente para suprir totalmente a demanda mundial por um ano.

O homem começou utilizando a energia solar principalmente como fonte de calor e após muitos anos de estudo conseguiu transformá-la diretamente em energia elétrica. Nos últimos vinte anos a tecnologia para a captação de energia solar avançou de forma incrível.

Grande parte da luz recebida pela Terra é refratada pela atmosfera e acaba sendo dispensada. Mesmo assim, a quantidade de energia que atinge o solo continua sendo muito grande, podendo ser estimada em 1000 watts por metro quadrado.

Hoje em dia, a energia solar é utilizada basicamente para duas finalidades; aquecimento e geração de energia elétrica.

A primeira forma de utilização se baseia em princípios da Termodinâmica para aquecer água ou ar; já na Segunda forma, é utilizado o principio fotovoltaico.

1 – INTRODUÇÃO

O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio. E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. Em outras palavras, as fontes de energia são, em última instância, derivadas da energia do Sol.

É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a conseqüente geração de eletricidade (hidroeletricidade). A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Petróleo, carvão e gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram a energia necessária ao seu desenvolvimento, da radiação solar.

Todo o calor da Terra, exceto o obtido no interior dos átomos, vem, em última análise, do Sol. Além de aquecer a Terra, o Sol fornece a energia utilizada pelas plantas na síntese do alimento que fornece o combustível necessário às funções e aos animais que o comem. O calor do Sol produz a evaporação da água dos oceanos, formando as nuvens que caem sob a forma de chuva sobre as montanhas e descendo correm para o mar. O homem coloca turbinas no caminho por onde passa a água, transformando sua energia em energia elétrica.

Os demais combustíveis utilizados pelo homem como gás, petróleo, carvão ou madeira são remanescentes ou produtos de organismos cuja energia original foi derivada do Sol. O carvão, o gás natural e o petróleo, chamados combustíveis fósseis, têm reservas limitadas. Talvez a solução do problema esteja diante do homem quando olha-se para o céu, o próprio Sol, que por milhões de anos nos tem fornecido sua energia.

A luz solar proporciona ao Brasil em cada dois dias energia igual a todas as reservas remanescentes de combustíveis fósseis. Como utilizar essa energia, entretanto, é que é o problema. Uma vez que ela alcança o ser humano de forma tão difusa. Para transformá-la numa fonte eficiente de energia, deve ser captada e concentrada, como numa fornalha solar, processo este que custa muito caro.

A escuridão e o mau tempo também causam interrupções constantes na recepção da irradiação regular da energia do Sol. Por conseguinte, as mais importantes aplicações industriais da força solar ainda estão bem distantes, mas em pequena escala ela já é utilizada com êxito. A energia solar pode ser usada de várias maneiras. A luz solar pode ser captada por espécies de estufas colocadas nos telhados das residências, que aquecem a água que passa por elas através de serpentinas. Pode ser aproveitada através de um forno solar, que concentra os raios solares por meio de espelhos curvos. Ou também por meio de células fotovoltáicas, que convertem diretamente a energia solar em energia elétrica. Este processo tem grande aplicação em satélites artificiais.

O Sol, fonte de vida e origem dos outros modos de energia que o homem usou desde o começo da História, pode satisfazer todas nossas necessidades, se aprendermos a aproveitar de um modo racional a luz que continuamente derrama no planeta. Tem brilhado no céu a aproximadamente cinco mil milhões de anos, e calcula-se que ainda não chegou nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com