TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia solar

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Energia solar

A energia solar é gerada a partir de um gigantesco processo que  converte cerca de 650 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio a cada segundo no interior do Sol[1].  Tal processo libera grande quantidade de energia, sendo que esta atinge a terra na forma de ondas eletromagnéticas(fótons).  A exploração dessa energia, a qual é inesgotável e deveras abundante em quase todo o globo, é certamente uma das formas mais promissoras se enfrentar o desafio de suprir a crescente demanda por energia de modo menos prejudicial ao meio ambiente.

A magnitude da energia solar fica evidente ao considerarmos que  ela é a origem indireta de quase todas as outras formas de energia, ou seja,  em ultima analise pode-se dizer que as outras fontes de energia são derivadas do sol, pois:

É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a consequente geração de eletricidade (hidroeletricidade). A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Petróleo, carvão gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram a energia necessária ao seu desenvolvimento, da radiação solar.(CRESESB-2002)

É sabido que apenas parte da radiação solar é absorvido pela terra devido ás condições climáticas e atmosféricas, ainda assim, estima-se  que a quantidade de energia solar que atinge a terra em uma hora  é equivalente ao consumo anual de energia pela humanidade. E ainda, em  40 horas de radiação, o sol liberada  energia  equivalente às reservas de petróleo existentes no planeta[2].   Este fato indica que, além de ser essencial para a vida na terra, o sol é uma inesgotável fonte energética, possuindo um considerável potencial para geração de outras formas de energia   a partir de sistemas de captação e conversão da radiação solar.

Diante desse grande potencial da energia solar muitas pesquisa tem sido desenvolvidas para definir-se meios eficientes e viáveis de uso da energia solar. Dentre  esses meios destacam se:  a energia solar fototérmica, energia solar fotovoltaica e arquitetura bioclimatica[3].

A energia solar fototérmica consiste no aproveitamento do calor solar através do uso de concentradores ou coletores. Os coletores são mais utilizados residencial e comercialmente para o aquecimento de líquidos.  Já os concentradores são usados em operações que demandam maiores temperaturas, como por exemplo,  geração de vapor[4].

A energia fotovoltaica é a energia obtida  através da conversão direta da energia solar em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico, o qual, segundo Becquerel(1839), consiste no aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de um material semicondutor[3].  Células fotovoltaicas tem sido cada vez mais aplicadas no Brasil em regiões remotas onde não há o fornecimento  de energia elétrica.

A arquitetura bioclimatica consiste na utilização de ferramentas arquitetônicas e urbanísticas para adaptar as construções ao clima local de modo a melhor aproveitar as condições ambientais[3]. Para o aproveitamento da energia solar são projetados edifícios ou casas de modo a aproveitar melhor a luminosidade e calor solar do sol.

No Brasil destacam-se o uso da radiação solar para aquecimento de agua e para geração de energia elétrica.  A tecnologia de aquecimento de agua através da energia solar  é mais aplicado, devido às condições climáticas, nas regiões Sul e Sudeste. Apesar de pouco, o uso dessa tecnologia vem aumentando, o que é positivo, pois somente com  o uso residencial de tecnologia para o  aquecimento de agua já seria possível economizar bilhões de kWh de energia elétrica gastos atualmente, principalmente, pelo uso de chuveiros elétricos no Brasil[4]. Já a aplicação de energia solar fotovoltaica em solo brasileiro é maior nas regiões Norte e Nordeste, onde essa tecnologia visa atender principalmente comunidades isoladas que não possuem acesso à rede de fornecimento elétrico.  Dentre as aplicações dessa tecnologia estão:  bombeamento de agua, para uso domestico,  irrigação e piscicultura; Iluminação publica; sistemas coletivos, como escolas e hospitais;  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com