TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Das Revoluções 1789 E 1848

Artigos Científicos: A Era Das Revoluções 1789 E 1848. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

A Era das Revoluções 1789 e 1848

Período marcado pela Revolução Industrial e Revolução Francesa (dupla revolução) que muito influenciaram o pensamento contemporâneo de hoje sócio- político- econômico. Devido à população ser na sua grande maioria rural, a circulação de notícias era lenta ou praticamente nenhuma, o analfabetismo da população também contribuía para o isolamento. A grande maioria nascia e morria no mesmo lugar, salvo por serviço militar. O trabalhador rural não era diferente do escravo, este não tinha direito.

Por ter sua economia baseada no campesinato e numa pequena parte da burguesia, o capital não era direcionado para o setor industrial, como ocorria na Inglaterra. Esta por sua vez se destaca por seu quadro feudal, voltado a empreendimentos comerciais e a contratação de mão de obra. O favorecimento da revolução industrial se deve ao fato da Inglaterra ter uma estrutura político-econômica favorável a atividades mercantis e manufatureiras, junto com o descobrimento do mercado externo e uma produção pouca onerosa. As classes mercantis junto com seu progresso veio o Iluminismo, período de propagação do conhecimento, formando sociedades provincianas que incentivam o progresso científico, político e econômico tendo como principais a Inglaterra e a França- os centros da “dupla Revolução”. O iluminismo surge com a ideologia de: liberdade, igualdade e fraternidade, palavras que guiaram a Revolução Francesa. Esta ideologia colaborou para rejeitar o Antigo Regime, porém com o crescimento do capitalismo, a burguesia continua a crescer na França e Inglaterra. Para os capitalistas o que importava era os lucros, não importanto se o povo se consumia em amarga miséria, as revoltas continuam a crescer por parte da classe trabalhadora, mas a classe dominante não se intimida e segue os investimentos na indústria. No meio das revoltas surgem as ferrovias, que facilitaram o transporte e mercadorias e de pessoas. A revolução da França foi marcada por grupos distintos e no meio deles surgi Napolião Bonaparte com seu exército e suas vitórias militares.

As revoluções tem por comum o objetivo de assegurar os direitos inalienáveis do homem e do cidadão, institucionalizando em forma de lei uma ordem baseada na liberdade, igualdade e fraternidade. Até hoje elas servem de base para as sociedades contemporâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com