TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Esperança

Por:   •  20/8/2018  •  Resenha  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 10

ESPERANÇA

Guia do Peregrino pagina...

Vinde Espírito Santo....

São Paulo Apostolo.

Nossa Senhora.

Apresentação: Meu nome é.......

Hoje podemos afirmar que estamos prontos, ou melhor preparado para sermos um autêntico cristão, enraizados em uma fé mais convicta. Na meditação da manhã, ouvimos que no plantio de uma semente, todos nós sabemos, mesmo que não sejamos agricultores, que ela deverá descer as profundezas da terra, ser engolida pela escuridão e esmagada em si mesmo, para daí abrir-se em uma nova vida. Assim também deve ser por nós acolhida a Palavra de Deus anunciada por Jesus, e que, por ser uma Palavra Viva e Libertadora traz uma proposta de Vida. Mas é preciso permitir que a semente se desenvolva nas profundezas do nosso “eu”, é necessário que ela seja uma prioridade em nossa vida, aconteça o que acontecer, vamos deixar desenvolvê-la para que produza seus frutos. A semente não nasce, desenvolve e dá  frutos na mesma hora, é um processo demorado. Na nossa vida cristã também precisamos deste tempo, tempo de amar, esperar mais principalmente tempo para comprometermos e isto requer muita perseverança e esperança em dias melhores. Mas é bom saber que o êxito ou fracasso de nossa caminhada, ou de qualquer empreendimento na nossa vida podem-se resumir em uma só palavra: fidelidade ou infidelidade. Não existe meio termo. Ou nós somos fieis ou infiéis. Meio fiel ou meio infiel não existe. Para que nós possamos realizar o chamado de Cristo e transpor os obstáculos e desafios que o mundo moderno de hoje nos espera lá fora, devemos alimentar da virtude tão rara nos dias de hoje. Esta virtude se chama Esperança.

O nome desta mensagem é ESPERANÇA

O QUE É ESPERANÇA

Esperança é fruto da sabedoria que nos é derramado pelo Espírito Santo e tem o seu fundamento nas promessas de Deus Pai e na Ressurreição de Cristo.Ela é a força que sempre nos impulsiona através da graça que preenche nosso coração.  

A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida Eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo. Continuemos a afirmar nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa, (Hb 10,23). Este Espírito que ele ricamente derramou sobre nós, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que fôssemos justificados por sua graça e nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna(Tt 3,6-7). A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade colocada por Deus no coração de todo homem e assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens; purifica-as, para ordená-las ao Reino dos Céus; protege contra o desânimo; dá alento em todo esmorecimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O impulso da esperança preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade. A esperança cristã retoma e se realiza no povo eleito, que tem sua origem e modelo na esperança de Abraão, cumulada em Isaac, das promessas de Deus, e purificada pela prova do sacrifício. ‘Ele, contra toda a esperança, acreditou na esperança de tornar-se pai de muitos povos’ (Rm 4,18).A esperança cristã se manifesta desde o início da pregação de Jesus no anúncio das bem-aventuranças. As bem-aventuranças elevam nossa esperança ao céu, como para a nova Terra prometida; traçam o caminho por meio das provações reservadas aos discípulos de Jesus. Mas, pelos méritos de Jesus Cristo e de sua Paixão, Deus nos guarda na ‘esperança que não decepciona’ (Rm 5,5). A esperança é a ‘âncora da alma’ segura e firme, ‘penetrando... onde Jesus entrou por nós, como precursor’ (Hb 6,19-20). Podemos ainda afirmar que a esperança tem o seu fundamento na fidelidade a Deus e no seu amor. Sendo fiel a Deus teremos sempre esperança de um mundo melhor. Esperança sem fidelidade não existe, fidelidade sem esperança também não, esperança e fidelidade caminhão juntas.

Existe o ditado que diz que “a esperança é a ultima que morre”, mas ela também é a primeira que nasce e à medida que nós nos identificamos com Cristo nossa esperança vai sempre aumentando, ou seja, com Cristo vamos ressuscitando e vivendo o mistério pascal, vamos sempre vivendo a esperança.

A atitude fundamental do homem diante da ressurreição de Cristo, como cumprimento e promessa, não pode ser outra senão a da fé, isto é, a do abandono corajoso à sua fidelidade. Por outro lado, a esperança, como ato de confiança absoluta em Deus, que salva mediante o mistério pascal de Cristo, implica a entrega total do homem a Deus e aos irmãos, isto é, a caridade.

Confiar em Deus significa amá-lo; ora, o amor só se realiza, só é autêntico nas obras. A esperança cristã não é puramente pessoal, mas essencialmente comunitária: une entre si os cristãos em sua relação comum com Cristo.A esperança é proporcional ao desprendimento. Ele introduz a nossa alma no estado do mais perfeito despojamento. É graças a isto que ela restaura todos os valores, dispondo-os no seu justo lugar. A esperança esvazia-nos as mãos, para que possamos trabalhar com elas. Mostra-nos que temos razão de agir, e ensina-nos a fazê-lo. Sem a esperança, a nossa fé só nos dá distantes relações com Deus. Sem o amor e a esperança, a fé só O conhece como a um estranho. Pois a esperança é que nos joga nos braços da sua misericórdia e da sua providência. Se esperamos em Deus, não nos limitaremos a saber que Ele é bom, mas experimentaremos nas nossas vidas a sua misericórdia.

Jesus é a teologia do Pai, revelado aos homens. A fé me diz que essa teologia é acessível a todos. A esperança me diz que Ele me ama tanto, que se dá a mim. Se eu não espero em seu amor por mim, jamais conhecerei realmente a Cristo. Pela fé eu ouço falar dele. Mas, enquanto a minha fé não for completada pela esperança e pela caridade, eu não entro em contato com Ele e por Ele com o Pai: esperança esta que compreende o seu amor por mim, e caridade que lhe paga, em retorno, a minha dívida de amor. A esperança procura não somente a Deus e os meios de atingi-lo; mas, sobretudo procura a glória de Deus, revelada em nós, manifestação final da sua infinita misericórdia que pedimos ao dizer: Venha a nós o vosso Reino.” 

Irmãos o verdadeiro cristão tem que se certificar das razões de sua esperança. Ele tem que dar primeiro uma resposta pra si mesmo e depois para os outros sobre a razão de sua esperança e não se deixar influenciar pelas dificuldades, porque mesmo no sofrimento consegue ser feliz.

Agora pergunto: Por que esperamos? Em quem esperamos? O que esperamos? Qual é realmente a razão de nossa esperança?

Meus amigos, as razões da nossa esperança fundamentam-se em Cristo, que por nós se encarnou, sofreu, morreu e ressuscitou. Cremos e esperamos nele, pois seu amor é mais forte do que a morte.

Testemunho:

Quem de nós não tem esperança de que um dia vai pro céu? Todos nós temos não?

É justamente isso que os senhores deste mundo querem: que nós os cristãos, nos ocupemos com as coisas do céu e deixemos com eles a condução arbitraria das coisas da terra...

Há certeza que existe em mim é que um dia verei a Deus...

A esperança cristã resgata o homem da perdição, porque resgata o tempo; nos  faz  entrar na dinâmica da vida eterna, já iniciada, e projetar- se para a sua plenitude definitiva. ‘Se falo agora da esperança na vida eterna, devo limitar-me à pergunta: Que nos dá o direito a tal esperança? Que tem nossa experiência, aqui e agora, que justifique tal esperança? A resposta é a seguinte: porque experimentamos a presença do Eterno em nós e em nosso mundo... Esta é a base da esperança de participar da vida eterna; esta é a justificativa de nossa última esperança... A verdadeira esperança da vida eterna só é possível quando participamos dela aqui e agora. O grau de certeza de semelhante esperança depende da medida em que participemos, já desde agora, do eterno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com