TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evoluçao Da Educação Com O Passar Dos Tempos.

Trabalho Escolar: A Evoluçao Da Educação Com O Passar Dos Tempos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

RITA PAULA DE OLIVEIRA SALVINO

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Introdução

É papel da escola formar cidadãos, dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida.

A escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade.

O professor deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e em sua vida para transformá-la.

A evoluçao da educação com o passar dos tempos.

O papel do ensino e do professor é mediar a relação de conhecimento que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo, para a costrução de sua aprendizagem.

O papel do ensino é construtivista pois ele possibilita que o aluno desenvolva suas próprias capacidades para que ele mesmo realize as tarefas de aprendizagem e produza sua autonômia de pensamento.

O trabalho do professor tem passado por transformações, como trabalho em equipe, a autonomia, as crescentes responsabilidades, as pedagogias diferenciadas, entre outras.

Os professores precisam conectar os conhecimentos já existentes aos novos, fazendo as modificações necessárias e estabelecendo relações entre eles para desenvolverem novas competências e habilidades no desenvolvimento do aluno, lutando assim, contra o fracasso escolar.

Há diversos tipos de professores, os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que esta no livro didático; Já os mais atualizados variam bastante seus métodos de ensino, fazendo trabalhos em grupos ou estudo dirigido.

O papel do professor já não é há muito tempo o mesmo do passado.Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado.Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para os alunos sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.

Hoje, felizmente, os professores podem e devem ensinar seus alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias.

Em face dessas mudanças, o profissional da educação necessita ter um novo olhar em relação à leitura de mundo e da condição humana.

O professor ao entrar na sua classe tem que ter consciência de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos um bom ensino.

No método tradicional o aluno tem que memorizar o que o professor fala, decorar a matéria e mecanizar fórmulas; Já o professor didático desenvolve raciocínio próprio preocupando-se mais com as diferenças individuais e sociais dos seus alunos. Esta forma de trabalho didático é sem duvida bem mais aceitável que a tradicional.

A sala de aula é um lugar de compartilhamento e troca de significados entre o professor e os alunos, é o local de levantamento de questões, duvidas, de desenvolver a capacidade de argumentação do confronto de idéias.

A didática é uma discipliba que estuda o processo de ensino, ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem fornecendo-lhe segurança profissional.

Para tanto, torna-se necessário ao professor, o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências de pensar, além da abertura, em suas aulas, para a reflexão dos problemas sociais, possibilitando aulas mais democráticas, através de um saber emancipador. Pois, apropriar-se criticamente da realidade significa contextualizar um determinado tema de estudo, compreendendo suas ligações com a prática vivenciada pela humanidade (LIBÂNEO, 1998, p. 42).

Na escola, os alunos devem enterder-se ativos no processo ensino-aprendizagem, socializando conhecimentos e construindo um posicionamento crítico frente a qualquer assunto em estudo, quer seja ou não por eles vivenciados.

A escola que forma para a cidadania deve contemplar alguns elementos básicos como criticidade e autonomia, inserindo os em conteúdos escolares considerados relevantes para a formação do cidadão participativo e atuante em seu meio.

A escola deve ser um espaço de formação e informação, onde a aprendizagem de conteúdos propicie a inserção do aluno no contexto das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior.

O ambiente de sala de aula é o lugar adequado para que professores e alunos construam uma visão crítica de mundo, através de questõs simples, mas intencionadas a uma crítica constante, capaz de reconhecer no homem crítico, o caminho para a reconstrução de um mundo novo.

O educador deve atuar como mediador do conhecimento, de forma que os alunos aprendam os saberes escolares em interação com o outro e não apenas o recebam passivamente.

“O verdadeiro objetivo da educação não é meramente prover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com