TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hortencia

Por:   •  12/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Constantinopla

Por se localizar em local estratégico, ficou conhecida como uma cidade cosmopolita, com influências orientais e ocidentais. Também denominada de “Porta do Oriente”, já que o comércio era favorecido pela sua situação geográfica, que lhe permitiu dominar várias rotas comerciais, sendo a principal rota marítima oriente/ocidente.

As vias principais saiam desde o palácio imperial (onde se encontravam o hipódromo, catedral de Santa Sofia, etc), cruzavam os fóruns de Constantino, logo depois o de Tauri.

As vias secundárias ramificam-se do tracado urbano principal, se encontram mais aglomeradas perto do centro cosmopolito da cidade e vao reduzindo a sua frequência a medida que se afastam dele e se aproximam da flonteira Leste, não apresenta uma malha urbana ordenadamente perpendicular, no entanto a maioria das ruas se encontram posicionadas em uma mesma inclinação. Em sua totalidade são na maioria vias retas, fora algumas exceções de curvaturas das mesmas.

Catedrau de santa sofia

Santa Sofia ou Hagia Sophia, uma grande e um importante edifício construído durante o império Bizantino entre 532 e 537 d.C. para ser a catedral de Constantinopla, projetada para reviver a antiga glória de Roma, é tida como um edifício que transformou toda a historia da arquitetura, e pode ser considerada a igreja mais gloriosa do império Bizantino

O plano de base do projeto é simples: um espaço central gigante marcado por quatro grandes pilares que sustentam toda a estrutura, esse espaço e flanqueado por uma serie de passagens laterais e a cima a cúpula, com mais de 56m de altura, e diâmetro maior que 31m ela possuí uma nave três vezes mais ampla do que a de qualquer catedral gótica.

A cúpula tem seu interior recoberto com mosaicos decorativos brilhantes, desde a base até o topo, tem quarenta janelas na sua base decoradas com mosaicos multicoloridos e também quarenta nervuras. A semicúpulas da abside também é coberta por mosaicos com cenas religiosas

As paredes e solo internos são cobertas com mármore policromático verde e branco, com pórfiro púrpura, além dos mosaicos salpicados com ouro

O interior da catedral tem no total 107 colunas, sendo 40 delas no nível térreo, as maiores e mais importantes, e as demais 67 na galeria superior. Justiniano quis os melhores materiais na sua catedral, isso se revela nas colunas, que são do mais fino mármore

Os capitéis da Hagia Sophia são meticulosamente entalhados conotando uma derivação da ordem Jônica em suas formas, através das variações do capitel compósita romano e uma invenção bizantina. Volutas encolhidas aparecem nos cantos decorativos detalhando o contorno de regiões mais baixas do capitel. O trabalho em sua superfície o faz transmitir leveza em vez do brutalismo da pedra.

Todo o interior possui arcos romanos, muitos deles já não possuem sua forma semicircular, devido ao grande peso da estrutura e as falhas durante sua construção, o projeto original teve de ser alterado e adaptado e sua estrutura ficou frágil, embora ela ainda continue de pé.

Hipodromo de Constantinopla

O Hipódromo de Constantinopla foi um centro social e esportivo onde acontecia corridas de cavalos,em Constantinopla, capital do antigo Império Bizantino. Hoje, é uma praça chamada Sultanahmet Meydanı na cidade turca de Istambul, com alguns fragmentos da estrutura original sobrevivente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com