TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HÍSTORIA DO HANDEOL

Ensaios: A HÍSTORIA DO HANDEOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Handebol e sua história

Homero na odisseia, foi quem primeiro citou o handebol, depois foram os romanos, mas Alemanha é quem inicio o jogo que conhecemos hoje e que foi criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. Tal prática foi resultado de uma adaptação do futebol, onde duas equipes tentam fazer gols com as mãos, ao invés dos pés; a bola é sem duvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo que vem cativando há milênios. O handebol é praticado em 183 países por 31 milhões de pessoas em todo o mundo.

O jogo é disputado em uma quadra retangular com 40m de comprimento e 20m de largura. O gol mede 2m de altura e 3m de largura, sendo delimitado por uma linha reta de 3m traçada 6m à frente da baliza. A duração do jogo é de dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo.

São formadas duas equipes de 12 jogadores, no entanto, entram em quadra 6 jogadores na linha e um goleiro, os outros são reservas. O objetivo básico do handebol é acertar a bola no gol adversário. Se o jogo terminar empatado, joga-se a prorrogação, composta por dois tempos de cinco minutos.

Durante a partida, o jogador pode lançar bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos. É permitido segurar a bola por, no máximo, 3 segundos. Os jogadores movimentam a bola até chegar ao gol adversário por meio de passes; caso queiram andar mais com a bola é necessário batê-la no chão, semelhantemente ao basquete.

Os jogadores devem seguir certas regras em relação à conduta com o adversário, caso contrário, serão penalizados. Não é permitido barrar o caminho do adversário, arrancar a bola de suas mãos, utilizar o punho para tirar-lhe a bola, nem lançar a bola de modo perigoso para o adversário.

O handebol é uma dos desportos mais antigos de que se tem notícia, um jogo com bola do tamanho de uma maça em que se utilizavam as mãos e o objetivo era ultrapassar o oponente com passes foi descrito por Homero em “A Odisseia” em 600 a.C.. Depois o handebol teve algumas variantes:

De acordo com Claudius Galenus possuíam um jogo descrito como “Hardpaston”;

Na Idade Média um jogo de bola foi descrito por Walther von der Vogelwide, onde as legiões de cavaleiros tinham um jogo fundamentado em passes e metas e o chamou de “jogo de pegar bola” (o mais parecido com o handebol atual);

O alemão e Supervisor de Educação Física Holder Nielsen, remodelou o handebol para “haandbold-Spiel” (jogo de handebol para as quadras) formulando regras e métodos. E em 1897 os alemães finalizaram as regras que são baseadas no handebol de quadra e Olímpico: com 7 jogadores por time com gols de futebol de 2m de altura por 2,5m de comprimento.

O sueco G. Wallstron introduziu o handebol na Suíça em 1910. Na Alemanha em 1912 Hirschann tentou introduzir o handebol para os alemães em um jogo de campo com regras de futebol, no entanto, durante 1915 a 1917 o Supervisor de Educação Física Max Heiser introduziu o handebol de campo para mulheres, considerado o criador do esporte, assim como Karl Schelenz (professor de esportes da Escola Superior de Educação Física) é considerado o fundador e responsável pelo desenvolvimento do handebol na Alemanha, Áustria e Suíça.

No cenário mundial, o handebol só foi reconhecido como esporte em 13 de setembro de 1920 por Carl Diem (diretor da Escola Superior de Educação Física Alemã) que completou o estabelecimento mundial do esporte. O primeiro jogo internacional foi disputado em 3 de setembro de 1925 com vitória da Alemanha sobre a Áustria por 6 a 3.

No Brasil

O handebol chegou após a primeira guerra mundial com grande número de imigrantes alemães que se estabeleceram na região sul por conta do clima. Mas foi em São Paulo que o esporte teve seu maior desenvolvimento devido à fundação da Federação Paulista de Handebol em 1940. A FPH oficializou o Handebol em 1954 e instituiu o primeiro torneio aberto de handebol jogado em campo improvisado (campo demarcado com cal e balizas com caibros de madeira).

O Handebol praticado com 7 jogadores em um espaço menor agradou a Confederação Brasileira de Desportos (órgão que agrega os Desportos Amador Nacional) criou um departamento para o Handebol possibilitando a organização de torneios e campeonatos nas categorias femininas e masculinas.

No entanto, a difusão do Handebol veio da inclusão nos 3 jogos universitárias Brasileiros em 1971 em Belo Horizonte MG, assim como nos jogos universitários brasileiros em 1972 em fortaleza CE.

Em 1973 em Niterói disputou-se o primeiro campeonato brasileiro juvenil para ambos os sexos: Em Fortaleza no ano seguinte iniciou-se a competição para adultos em vários estados brasileiros. Em 1979 foi criada a confederação brasileira de handebol e no ano seguinte foi disputado a primeira Taça Brasil de Clubes em São Paulo (sede da entidade).

Em 1999 nos jogos Pan-Americanos em Winnipeg Canadá, o Brasil conquistou a medalha de ouro no feminino e prata no masculino. Em SP no meio estudantil o Handebol é uma das modalidades mais populares e praticadas, tendo os campeonatos com excelente organização e índice técnico.

Referências

http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27174&moda=002&area=&ip=1

http://www.handsport.com.br/historia-do-handebol

http://www.fphand.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=4

http://www.alunosonline.com.br/educacao-fisica/handebol.html

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »