TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade Entre O Real E O Racional

Casos: A Identidade Entre O Real E O Racional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 2

A identidade entre o real e o racional

Idealismo alemão- Hegel traz grande inovação ao relacionar o real e o racional, pondo fim a dicotomia tradicional que separava completamente o plano das ideias do plano da realidade. O pensamento idealista em vigor na época tinha como fundamento uma não identificação entre ambos os planos e teve na filosofia hegeliana sua ultima grande expressão.

A Filosofia Hegeliana- O mundo moderno era marcado por uma profunda dicotomia entre sujeito e objeto, Hegel traz uma inovação a medida que coloca o real e o racional no mesmo patamar, nas suas palavras “O que é racional é real e o que é real é racional”.Para Hegel o que é deve ser.

Implicações para a filosofia do direito-partindo-se do fim da idealização do mundo dividido, na filosofia do direito coloca-se um fim na separação do direito real(injusto e corrompido) do direito ideal(de criação divina, direito natural). O direito é o que deve ser, o direito ideal é uma construção histórica real e presente.

O que é deve ser- a identificação do ideal com o real promove uma conformidade, uma legitimação das mazelas e das situações do mundo, essa legitimação da situação atual( uma vez que cada fenômeno de acordo com o pensamento hegeliano deve ser entendido no seu contexto) revela um conservadorismo no pensamento de Hegel.

Totalidade- o pensamento hegeliano parte de uma perspectiva de totalidade, nada pode ser compreendido em si mesmo sem um contexto que relaciona a razão e a realidade para uma análise histórica por meio da dialética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com