TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Segurança Do Trabalho Em Atividades Em Altura

Dissertações: A Importância Da Segurança Do Trabalho Em Atividades Em Altura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 4

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO –

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABLAHO PARA ATIVIDADES EM ALTURA.

Disciplina: Higiene do Trabalho

São José dos Campos – SP

Novembro / 2013

O Acidente no Trabalho

Segundo autores da área de segurança de trabalho. O acidente do trabalho ocorre pelo exercício da função do trabalhador em seu local de trabalho, provocando lesão física ou psicológica, ou a perda temporária ou permanente da capacidade de trabalho, levando até a morte dependendo da gravidade do acidente, que ocorrem na maioria das vezes de forma imprevisível, embora se perceba antecipadamente pelas condições de trabalho os riscos a que os empregados estão expostos, e são várias as situações em que o empregado encontra-se nessas condições. (PEREIRA, 2001).

Os dados da Autoridade para Condições do Trabalho (ACT)1, mostrou em 2010 que os acidentes de trabalho levou 130 trabalhadores ao óbito, sendo que 34 destas mortes se deram no setor da construção civil. Além da construção civil, as atividades com mortes por acidentes de trabalho mais números são a indústria transformadora, o comércio e serviços, a agricultura, transportes e armazenagem e a administração pública/ regional – respectivamente com 27, 8, 8, 4 e 3 ocorrências.

Tabela – Índice de causas de morte em acidentes de trabalho

Observa-se na tabela que a principal causa de acidentes de trabalho mortais é a queda em altura (com 47 mortes em 2010), seguida de choque com objetos (17 mortes), do esmagamento por máquina (14 mortes), do esmagamento (9 mortes) e da eletrocussão (com 7 mortes), demonstrando a importância de ações necessárias para o combate às mortes decorrentes de trabalhos em altura.

A Importância de Normas Regulamentadora

A importância nos cuidados com as atividades realizadas em alturas devem ter uma grande preocupação e relevância, e necessitam de Norma Regulamentadora especificas. A NR 35 pelo Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza aos trabalhadores os requisitos mínimos e as medidas de proteção para trabalhos em altura, executados em níveis diferentes que apresentam riscos de queda.

Segundo a norma, todas as pessoas participantes no processo têm suas devidas responsabilidades. Desta forma, cabe ao empregador que o trabalho só se inicie após a implementação de todas as medidas de proteção estabelecidas na Norma, garantindo a realização da Análise de Risco – AR, utilizada para detectar os riscos aos quais estão submetidos os trabalhadores, ou seja, para medir qual a probabilidade de que as ameaças e riscos se concretizem e quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho – PT, que será toda a documentação aplicada com a sua devida liberação para a realização do trabalho.

Além disso, devem-se desenvolver procedimentos rotineiros para as atividades em altura, realizando avaliações prévias das condições no local do trabalho, estudando, planejando e implementando as ações e medidas complementares de segurança. Este método prático é de grande utilidade para a identificação e antecipação dos eventos indesejáveis e acidentes, não passíveis de previsão nas análises de risco realizadas e não considerados nos procedimentos elaborados, em função de situações específicas daquele local, condição ou serviço que foge à normalidade ou previsibilidade de ocorrência.

Devem-se adotar todas as providências necessárias para que a norma seja cumprida, devendo este ser documentado, divulgado, conhecido, entendido e cumprido por todos os trabalhadores e envolvidas, devendo assegurar a interrupção imediata de trabalho em caso de condições ambientais que o torne potencialmente perigoso à integridade física e psíquica dos trabalhadores.

Depois de adotadas todas as medidas de proteção definidas pela norma, deve-se tomar providências necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com