TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil

Artigos Científicos: A Importância Dos Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  451 Visualizações

É na infância que as crianças têm o privilégio de “viver brincando”, porém, são nas brincadeiras que a criança mais se desenvolve. São nessas brincadeiras diárias e nas atividades lúdicas que a criança irá aprender e interiorizar ações que refletirão no seu convívio em sociedade. Estas mesmas brincadeiras é que irão determinar o avanço da psique infantil, pois através das brincadeiras as crianças têm a possibilidade de desenvolver as funções psicológicas como atenção, memória, controle da conduta, entre os aspectos. As crianças refletem no jogo dramático toda a diversidade da realidade que as circunda. Quanto mais ampla for a realidade que as crianças conhecem, mais amplos e variados serão os argumentos de seus jogos.

O jogo dramático possibilita à criança o desenvolvimento de uma função do pensamento extremamente importante para a vida na sociedade contemporânea: a função simbólica ou semiótica, que vai influenciar diretamente na capacidade de abstração e de raciocínio infantil. A atividade lúdica tem um caráter semiótico (simbólico). A função simbólica é necessária para a utilização de vários símbolos criados por nossa cultura, como por exemplo, a linguagem escrita, a matemática, as artes etc. A brincadeira, portanto, quando bem conduzida e estimulada no ambiente escolar, contrariamente ao que muito adultos pensam, podem auxiliar na aprendizagem infantil, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de funções psíquicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com