TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inflação

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

INFLAÇÃO 

 

1.Conceito de inflação -  

A inflação é definida como um aumento constante e que acaba virando comum o índice dos preços ,ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos  de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. Um Exemplos e que esses aumentos devem ser também generalizados estando todos os bens também participando desta escalada altista 

 

Pode-se notar que as fontes de inflação tem suas diferenças em cada pais. 

 

A) Tipo de estrutura de mercado: (Oligopolista, concorrencial etc.), onde se capacita vários setores a repassarem seus aumentos de custos e preços. 

B) Grau d e abertura da economia ao comércio exterior: quanto maior for a concorrência, e competição e a economia externa, maior será a concorrência internar entra os fabricantes e em consequência os preços de produtos tende a diminuir. 

C) Estrutura das organizações trabalhistas: quanto maior o poder de negociação dos sindicatos, maior e a facilidade de conseguir um reajuste dos salários que ultrapassam o índice de produtividade, e isso ocasiona maior pressão sobre os produtos. 

 

2.Inflação de Demanda -  

Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. 

A possibilidade da inflação de demanda ocorrer e maior quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Com a economia já em plena capacidade, alavanca o aumento dos preços, principalmente em setores que produzem insumos básicos. 

Para combater a inflação de demanda, a politica econômica deve se basear em maneiras que provoquem a redução de procura dos bens e serviços agregados. 

 

  

 

3.Inflação de Custos - 

A inflação de custo pode ser associada e uma inflação de oferta, a demanda continua a mesma, mais o custos de alguns tipos de fatores tem alguns aumentos, e isso ocasiona na diminuição dos produtos e aumentando o preço dos produtos nos mercados. 

OS tipos de causas mais comuns de aumento de preços e custos são: 

Aumentos salariais:  Se houver um aumento de salario que supere as taxas de salários, isso acarretara em um aumento de preços nos produtos, isso normalmente acontece nos setores que podemos ver uma grande condição para negociar 

 

Aumentos do custo de matérias-primas:  A crise do petróleo que ocorreu na década de 70, teve um impacto negativo, pois ao elevar o preço desta matéria-prima, se elevou drasticamente os custos de produção dela. 

 

Estrutura de mercado: A inflação dos custos esta associada ao fato de empresas que tem um maior poder de barganha, terem como elevar os seus próprios lucros, acima da elevação da produção. 

 

4. Efeitos provocados por taxas elevadas de inflação -   

Poderíamos ser levados a pensar que se os preços se elevassem ( impostos, salários, aluguéis e preços públicos, preços de bens e serviços) às mesmas taxas ninguém perderia, teríamos uma elevação geral nos preços, mais não haveria alteração em preços relativos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (173.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com