TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução SlowFood

Por:   •  25/7/2020  •  Seminário  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

 

A alimentação é uma necessidade fisiológica do homem, por isso, desde a pré-história, os alimentos consumidos e a forma de se alimentar têm passado por constantes transformações. Tais modificações são justificadas quando se analisa fatores históricos-sociais e geopolíticos ao longo dos anos.  Há uma rápida alteração nos modelos alimentares do último século, onde a alimentação com insumos naturais, locais e/ou regionais fora substituída por alimentos ultraprocessados.

Após as revoluções industriais e as guerras mundiais, as transformações socioculturais ficaram mais evidentes devido ao surgimento das primeiras indústrias e o início da globalização. Por conseguinte, os alimentos também passaram a ser processados para atender às necessidades de mercado de uma sociedade sem tempo. Alimentos ultraprocessados ricos em gorduras e açúcares passaram a fazer parte da rotina alimentar de grande parte da população mundial.

Tal situação se agrava com o boom dos fast-foods na década de 1950, nos Estados Unidos, que deixa de ser apenas um tipo de oferta de serviço e passa a ser modelo alimentar. A partir desta proliferação dos fast-foods, surge na Itália, nos anos 80, o movimento Slow Food se opondo à McDonaldização¹ da alimentação.

O Slow Food, constituído pela tríade de valores do bom, limpo e justo, defende a qualidade da alimentação, a degustação da comida sem pressa, a biodiversidade e a tradição regional. Cabe ressaltar que o movimento é contrário à cultura fast-food. Após 30 anos de sua fundação, o movimento tem ganhado força e visibilidade, com cem mil membros e apoiadores em 150 países dos 193 existente no globo.

Norteado pela tríade de valores elaborados por Carlo Petrini, o presente trabalho busca conceituar o movimento, a filosofia, elencar os benefícios para a saúde e meio ambiente, a visibilidade na atual conjuntura, restaurantes adeptos ao movimento e curiosidade relativos ao assunto.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com