TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Dos Transgenicos

Artigo: A Origem Dos Transgenicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 . A ORIGEM DOS TRANSGENICOS

Selecionar e misturar intencionalmente genes de organismos vivos, buscando obter resultados não é uma descoberta do século XX. A agricultura teve origem ha cerca de 11 mil anos na região chamada crescente e fértil (que hoje engloba alguns paises do oriente médio), desenvolveu –se á base da domesticação de plantas selvagens, ou seja, da adaptação daquelas plantas a essas regiões, selecionando sementes das que apresentavam maior produtividade, melhor sabor dos frutos, ou tinham uma quantidade menor de características indesejáveis para o cultivo, como os espinhos, mesmo sem saber já estavam dando os primeiros passos para o melhoramento genético.

No século XIX o monge austríaco Gregor Mendel (1822- 1884), enquanto realizava experimentos com ervilhas, descobriu a hereditariedade, ou seja, a transferência das características para os descendentes. Descobrindo assim que estas características eram transmitidas por pequenas unidades que se mantian intactas de uma geração para outra, unidades que passou a ser chamada de gene pelo botânico Wilhelm johannsen em 1909. ao longo do século XX melhoramentos genéticos clássicos foram largamente utilizados, mas como nem sempre os resultados obtidos eram esperados. Outras técnicas de criação e cultivo em laboratórios que jamais ocorreria naturalmente, por exemplo, cruzando espécies diferentes, mas de certa forma “parentes distantes”, ou, por exemplo, provocando mutações genéticas (utilizando radiação ou substancias químicas) em determinadas plantas e esperar que essas mutações resultem em características desejáveis para a agricultura.

Em todos estes métodos utilizados, não se sabia ao certo quais genes foram introduzidos nas novas plantas. Sabe se apenas que esses gêneses pertencem à mesma espécie de plantas originarias ou de espécies próxima e com o surgimento da engenharia genética esta barreira foi quebrada tornado possível, através de conjuntos de técnicas de biologia molecular que trabalha sobre o material genético. Essas técnicas podem identificar o DNA isolá-lo, modificá-lo /e ou transferi-lo de um organismo a outro, surgindo assim os transgenicos, que tem seu material, genético modificado por outra forma que não a multiplicação e recombinação natural.

Todos os organismos vivos São constituídos por conjuntos de genes

(seqüências de DNA), o DNA é o principal responsável pela informação genética dos seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com