TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Podopediatria E Podogeriatria

Por:   •  15/6/2023  •  Dissertação  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM

DIRETORIA ACADEMICA – DAC

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSINAL PE. ESTÉLIO DALISON

PODOPEDIATRIA E PODOGERIATRIA

 PATOLOGIA: ONICOMICOSE

MANAUS-AM

2022

ESTEFANY FARIAS BRAGA

HAVILA MARIA DE SOUZA MOURA

JESSICA ESTHEFANI DA SILVA FERREIRA

KÁSSIA PATRICIA DA SILVA OLIVEIRA

SORAYA ELOISA DA SILVA ARAUJO

PODOPEDIATRIA E PODOGERIATRIA

PATOLOGIA: ONICOMICOSE

[pic 1]

           

                           

MANAUS-AM

2022

Introdução

Entende-se que a onicomicose é uma doença caracterizada pela infecção de fungos em uma ou mais unhas, essa causada por dermatófitos ou não, tende a ter um diagnóstico precoce mais precisa de atendimento qualificado. Para que se entenda a características dessa patologia é necessário técnicas para identificação dos microrganismos na região da unha, e que os profissionais saibam como identificar e enquadra o tratamento adequado para que não apresente um resultado negativo.

Contudo a onicomicose é uma infecção causada por fungos, que alteram as unhas dos pés e das mãos, com o aumento de espessura, cor amarelada ou esbranquiçada, a unha tender a ter um deslocamento da matriz ungueal e a presença de uma massa por baixo da unha, pode acontecer tanto nas unhas das mãos quanto dos pés.

Diante disso a onicomicose e chamada de micose de unhas, podendo acontecer em qualquer pessoa, sendo frequente em pessoas que tem o sistema imunológico comprometido, com a diabetes não controlada ou com pequenas lesões e repetições nas unhas.

Logo é importante que a onicomicose seja identificada e tratada de acordo com a orientação medica, pois é possível garantir sim a eliminação do fungo e alivio dos sintomas que ali estão, o medico que atende esse tipo de patologia é o dermatologista.

Portanto este trabalho vai relatar um pouco de como é as características fungica, o aspecto físico e clinico das unhas com a onicomicose, como diagnosticar e o uso correto do tratamento.

 

Característica e epidemiologia fúngica

Os microrganismos pertencentes ao reino fungi são diversos e complexos. De acordo com sua morfologia, podem ser classificados em leveduriformes ou filamentosos. Os dermatófitos são os principais causadores de onicomicose, cerca de 80% a 90%, secundariamente a eles vem às leveduras sendo 5 a 17%, no entanto, e somente 2 a 12% dos casos são desencadeados por fungos filamentosos e não dermatófitos.

Causas

Três grupos distintos de fungos costumam causar a onicomicose:

  • Fungos dermatófitos (60% dos casos).
  • Fungos não-dermatófitos (30% dos casos).
  • Leveduras (10% dos casos).

Os fungos dermatófitos alimentam-se de queratina e localizam-se habitualmente na pele, nos pelos e nas unhas, que são locais com grande quantidade dessa proteína.

Além da onicomicose, os fungos que pertencem ao grupo dos dermatófitos também podem causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como nos casos da  frieira (pé de atleta) e da micose da virilha (tinea cruris).

60% dos casos de onicomicose são provocados por dermatófitos, sendo o fungo Trichophyton rubrum a espécie mais comum desse grupo. Outros dermatófitos que também causam micose de unha são: Trichophyton soudanenseTrichophyton mentagrophytes e Trichophyton violaceum.

Entre os fungos não-dermatófitos encontrados, os principais são FusariumAspergillusAcremoniumScytalidium Scopulariopsis brevicaulis.

Outro grupo de fungos que também pode causar micose de unha são as leveduras, sendo as espécies de cândida as mais comuns.

Em geral, as leveduras causam onicomicose nas mãos e os fungos dermatófitos e não-dermatófitos provocam onicomicose nas unhas dos pés.

Como se pega

Os fungos que provocam a micose de unha são habitualmente adquiridos no ambiente, principalmente em áreas úmidas e quentes, que são os meios propícios para o crescimento de fungos. Banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas são exemplos de locais que frequentemente abrigam fungos. Frequentar estes espaços públicos descalços é um importante fator de risco para adquirir micose nas unhas.

O contato com o fungo por si só não costuma ser suficiente para se adquirir a onicomicose. Geralmente é preciso haver pequenas lesões entre a unha e a pele para que o fungo consiga penetrar por baixo da unha e se alojar. Também é necessário que a unha seja exposta frequentemente a ambientes úmidos para que o fungo possa se multiplicar com mais facilidade.

A onicomicose nas unhas dos pés é muito mais comum do que nas unhas das mãos.

Os pés costumam estarem mais expostos a locais úmidos, não só quando se anda descalço em locais públicos, mas também por passar boa parte do dia fechada dentro de meias e calçada. Em dias de calor, os pés calçados podem passar várias horas seguidas cobertas e úmidas pelo suor. Calor falta de luz e umidade são tudo que um fungo deseja para se proliferar.

Além disso, os dedos dos pés estão no ponto do corpo mais distante do coração, não sendo tão bem vascularizados com os dedos da mão. Deste modo, os anticorpos e as células de defesa do organismo não chegam às unhas dos pés com tanta facilidade quanto a outros pontos do organismo.

A micose de unha é contagiosa?

A micose de unha pode ser transmitida de uma pessoa para outra, mas essa forma de contágio é pouco comum.

Compartilhar lixas ou cortadores de unha pode ser uma forma de transmissão, mas, em geral, é preciso contato íntimo e frequente, como, por exemplo, morar na mesma casa para uma pessoa pegar onicomicose da outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (353 Kb)   docx (415.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com