TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O meio ambiente nos últimos anos vem sendo constantemente degradado pela ação humana, o que gera diversas conseqüências, na natureza um exemplo, é o ressecamento ou a contaminação de fontes de água limpa e seus mananciais. Com o crescimento das cidades e das populações, o aumento da pobreza e a falta de consciência ecológica, trouxeram os rios urbanos ao patamar em que se encontram hoje.

 Portanto no mundo todo aumenta cada vez mais as preocupações em relação aos recursos hídricos, contudo esse problema da água esta sendo muito discutido. 

Esse trabalho tem como objetivo, de demonstrar os problemas ambientais encontrados no Rio Jaguaribe, que vem modificando o geossistema do rio, gerando impactos ambientais significativos, como também proporcionar   soluções para esses problemas que são de suma importância para a conservação do ambiente urbano na cidade de João Pessoa.

DESENVOLVIMENTO

O Rio Jaguaribe nasce ao sul de João Pessoa, no conjunto Esplanada, em uma lagoa, o curso d’água possui uma extensão  de aproximadamente de 21 km, até a sua desembocadura, no Oceano Atlântico, entre a Ponta de Campina e o Bessa, no Maceió do Jardim América, hoje Intermares.

Tem como principais afluentes são o Timbó, pela margem direita, e o Riacho dos Macacos na margem esquerda, hoje desaparecido em razão da expansão do bairro da Torre e de parte do bairro de Jaguaribe, pequenos córregos e drenos completam o sistema de drenagem. O Rio Jaguaribe é alimentado por várias fontes e ressurgências situadas entre seu o seu curso superior e o lago de barragem da reserva florestal do buraquinho.

  O Rio Jaguaribe é o principal rio de João Pessoa, uma vez que corta   a cidade no sentido oeste/leste, embora  seja o principal rio urbano do município,   sofre muitos impactos ambientais de diversas maneiras em todo o seu curso.

Através dessas agressões antrópicas, o rio vem perdendo suas características originais podendo chegar a sua morte, agressões essas que vão desde o aparecimento de comunidades ribeirinhas, desmatamento, queimadas, deposições de resíduos sólidos e líquidos, sofrendo um processo de envenenamento de suas águas causado por essas agressões.

A poluição do rio acontece de diversas formas sendo a mais visivel  ela s a urbanização acelerada, em conseqüência disto, uma ocupação desordenada das suas margens. Onde não se tem um mínimo de infraestrutura e de serviços urbanos essenciais à sobrevivência humana. A ausência desta infra-estrutura e desse espaço ocupado, faz com que o rio sofra diversas formas de agressões causadas pela ação humana.

Temos o desmatamento  que acontece em um grau bastante elevado, onde o pode se observar em alguns pontos a ausência de qualquer vegetação, a margem que passa pela Mata do Buraquinho, não existe mais vestígio de mata ciliar, como também na maior parte de sua extensão não se encontra mais mata ciliar, que antes protegia suas margens de diversos problemas.

Esta mata ciliar apenas apresentam manchas de pastagens na área da cabeceira do Rio Jaguaribe, apresentando também, alguma vegetação arbustiva, sem especificação, que brotou nas margens, particularmente no baixo Jaguaribe.  

 O que tornou o clima mais árido, diminuindo a pluviosidade, ocasionando a redução da umidade dos solos, o que aumentando assim as taxas de evaporação e rebaixamento do lençol freático, gerando erosões nas camadas superficiais do solo.

Os materiais oriundos destas erosões são levados para a calha do rio, causando o seu assoreamento, que se encontram hoje de forma bem definida na região que este corta a Lagoa de João Chagas, à parte do Reservatório do Buraquinho até a derivação com o Rio Morto.  

As margens do rio Jaguaribe, vêm sendo ocupadas rapidamente, em decorrência da precariedade de condições da população, esta ocupação se dá de forma desordenada, prejudicando todo o geossistema do rio.

Estas ocupações trazem a ocorrência de uma falta de infraestrutura e saneamento básico necessário para a população, agravando ainda mais a situação do Rio Jaguaribe, ficando indefeso a poluição antrópica. Essa ocupação das margens deste rio já acontece desde os anos 70, e hoje o Vale do Rio Jaguaribe já possui cerca de 25 comunidades em toda sua extensão, o que colabora para o aumento da poluição que o mesmo sofre todos os dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com