TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição Hídrica

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 18

DENI WESLEY SEGANTINE - 1151418[pic 1]

LETÍCIA FABRIS - RA: 1155533

NATHÁLIA TOMAZ DO CARMO - RA: 1143233

A “DANÇA” NUMA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO COM O OUTRO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
VITÓRIA 2015

DENI WESLEY SEGANTINE - 1151418[pic 2][pic 3]

LETÍCIA FABRIS - RA: 1155533

NATHÁLIA TOMAZ DO CARMO - RA: 1143233

A “DANÇA” NUMA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO COM O OUTRO

Trabalho apresentado ao   Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor  orientador: Lucas do Nascimento Perez.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
VITÓRIA 2015

RESUMO

O presente trabalho apontou a importância da dança no desenvolvimento da criança numa perspectiva com o outro e na de contribuição no desenvolvimento psicológico, intelectual, emocional e social para a aquisição de aprendizagens, habilidades e valores significativos. Foram analisados vários autores e estudiosos do assunto a partir da técnica de pesquisa bibliográfica, pois a dança prepara a criança para o desempenho de papéis sociais, para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. O presente estudo comprova quanto é importante a dança, pois ela expressa a forma como a criança reflete, ordena, organiza, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Através da dança ela pode expressar suas fantasias, seus medos, desejos, vários tipos de sentimentos e conhecimentos novos que vão sendo incorporados a sua vida e mantém seu equilíbrio com o mundo. 

Palavras-chaves: Dança. Criança. Desenvolvimento. Integração.

1 INTRODUÇÃO

A dança é a construção do conhecimento a partir das interações da pessoa com o mundo. A importância da dança no desenvolvimento de uma criança nos dias atuais está presente em muitas escolas públicas e privadas, pois essa prática permite que o professor desenvolva uma prática educativa pautada na integração, propiciando situações para a construção do conhecimento. Esse trabalho permite conduzir um movimento dentro da escola com novos métodos de ensino que desenvolvem o crescimento motor dos alunos.

As crianças exigem do professor uma capacidade de agir que esses deslocar estão ligados à várias questões motoras que influenciam no crescimento das crianças.

Além do desenvolvimento motor, as crianças que recebem esse tipo de processo didático desenvolvem também suas competências afetiva, intelectual e social, pois durante esse processo é possível visualizar várias expressões e habilidades que constroem o conhecimento de uma criança.

Verderi (2009) declara que:

“a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno desenvolva todos os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, o professora contribua para a formação de estruturas corporais mais complexas.”

Os benefícios relevantes para as crianças, ao ter acesso a essas aulas, e como os conteúdos da disciplina podem contribuir para a aquisição de aprendizagens, habilidades e valores significativos para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

O objetivo deste projeto é investigar sobre os benefícios da dança para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Novo Tempo”. Pois a dança caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.

Dessa forma a dança como componente curricular desenvolve e valoriza as individualidades e peculiaridades dos alunos, reconhecendo cada educando como um ser dotado de cultura própria e como possuidor de limites e experiências a serem consideradas no processo educacional.  Assim, será adotada neste estudo a metodologia exploratória, tendo em vista que esta permite que o problema seja abordado de forma holística, os objetivos atingidos e o problema de pesquisa respondido. Para dar ênfase ao tema proposto e ter-se um maior entendimento, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, o que permite que o estudo ora desenvolvido apresente conceitos relevantes ao tema abordado.

  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA

A decisão pela a escolha do tema se deu pela necessidade de refletir sobre a dança processo de desenvolvimento motor do aluno.

Para Lakatos e Marconi (2006, p. 103): “A justificativa difere da revisão bibliográfica e, por esse motivo, não apresenta citações de outros autores.” Segundo Fachin (2006, P. 67), “A justificativa é utilizada para dar ênfase ao tema abordado, tomando como ponto de partida o seu estágio enquanto ciência, suas divergências e prováveis contribuições que poderão ser obtidas ao pesquisar o referido tema”.

Dessa forma, o problema estabelecido neste trabalho consiste no questionamento: como a dança pode contribuir para melhorar a qualidade do processo motor dos alunos da EMEF “Novo Tempo” localizada no município de Jaguaré-ES?  A pesquisa contribuirá para responder por que a dança é um mecanismo e instrumento para melhorar o desenvolvimento motor dos alunos. Como benefício, a pesquisa apontará conhecer a importância da dança como processo de melhoria do desenvolvimento motor e interacionista das crianças. Dançar num contexto desses exige um olhar reflexivo sobre a prática do desenvolvimento físico dos alunos, pois, é necessário contextualizar a dança e levar em consideração a individualidade de cada um como ponto a ser explorado e as dificuldades apresentadas devem ser consideradas como portas abertas para a construção do conhecimento.

 1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Compreender sobre a importância da dança prática de integração dos alunos, de forma significativa.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar o avanço da dança como processo de aprendizagem, diante do histórico da educação;

- Identificar a importância da dança no processo escolar e sua participação pedagógica;

- Identificar a dança e suas contribuições e dificuldades no contexto escolar e no processo ensino aprendizagem.

1.6 METODOLOGIA

Esse trabalho apresenta como delimitação do tema a investigação sobre a importância para o processo de interação dos alunos da EMEF “Novo Tempo” localizado no município de Jaguaré-ES. Esse estudo abrange o levantamento sobre o tema através de uma abordagem bibliográfica como o propósito de afirmar que a dançar nos dias atuais significa encontrar formas de atribuir maior qualidade ao processo interacionista dos alunos do Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (246.3 Kb)   docx (220 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com