TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFRIGERAÇÃO POR ADSORÇÃO

Por:   •  10/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS – UNIEVANGÉLICA[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REFRIGERAÇÃO POR ADSORÇÃO

LÁZARO WELLINGTON CHAGA JUNIOR

SYLVIO ALVES MENDES JUNIOR

Anápolis

2017


LÁZARO WELLINGTON CHAGA JUNIOR

SYLVIO ALVES MENDES JUNIOR

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGRIGERAÇÃO POR ADSORÇÃO

Projeto final – Refrigeração por Adsorção apresentado no departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica, ao professor

Orientador:

Co-Orientador

Anápolis

2017

AGRADEÇO

 Ao Professor ----(Orientador) e a Uni-Evangélica pela oportunidade de fazer parte dessa instituição e concluir minha graduação em Engenharia Mecânica com excelência.

Os meus colegas de curso por juntamente comigo estar nesse processo de aprendizagem e pela colaboração de todos para que isso fosse possível.

Ao corpo docente por compartilhar todo o conhecimento e pela dedicação aos formandos deste curso.

E a todos que diretamente e indiretamente, colaboraram neste trabalho.



INDICE


RESUMO


ABSCTRAT


  1. INTRODUÇÃO

Entende que o mundo sempre ocorre inovações, mas percebemos que nada é realmente novo pois tudo já está pronto, só são necessários alguns mecanismos ou mesmo algumas modificações para se ter algo novo pronto para servir ao mundo e ao alcance de todos.

O assunto principal deste trabalho refere-se a refrigeração por adsorção, sendo que vimos a necessidade de fazer umas breves considerações para assim entramos no assunto.

Quando falamos de Adsorção estamos dizendo que é uma junção molécula de um fluido (classificado como adsorvente) em uma superfície solida (adsorvente) onde o grau de adsorção depende da temperatura e da pressão e também da área da superfície no caso dos sólidos porosos como o carvão que por sua vez é um ótimo adsorvente.

Sabemos que existem forças que atraem o adsorvato, que é a reação da adsorção e absorção correndo simultaneamente. Essas forças são químicas ou físicas.

Se referindo a adsorção química (quimissorção) empregada na separação de misturas. A adsorção física (fisissorção) empregada em máscaras contra gases e também na purificação e descolorização de líquidos.

O emprego de processo de refrigeração em nosso mundo atual é indispensável e se faz necessário por diferentes métodos e o sistema de refrigeração por compressão a vapor, que deixar passar diversas temperaturas de operação, recebendo procedimentos de congelamento, conservação e condicionamento de ambientes. Acontece que estudos das condições climáticas e da composição das camadas de gases que envolvem o planeta, demonstraram que os fluidos utilizados na refrigeração por compressão de vapor, principalmente os CFCs, quando são liberados na atmosfera geram o efeito estufa e desedificam a camada de ozônio o qual protege o nosso planeta das radiações nocivas originárias do espaço. Por esse fato o método de refrigeração por adsorção se mostra eficaz em vários aspectos favorecendo e preservando o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com