TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução será twitada

Tese: A Revolução será twitada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

DADOS DA QUESTÃO A Revolução será twitada A

DADOS DA QUESTÃO

A Revolução será twitada

A chamada Primavera Árabe mudou o cenário geopolítico no Oriente Médio e no norte da África e a internet, afirmam analistas, teve um papel fundamental na consolidação do movimento. Foi por meio das redes sociais - como o Facebook, o Twitter e o Youtube - que a juventude organizou e espalhou informações sobre protestos, ainda que em alguns casos as comunicações estivessem sob controle do regime.

O relatório sobre mídias sociais publicado em junho pela Dubai SchoolofGovernment mostra dados que ilustram a influência da internet na Primavera Árabe. Segundo o documento, nove em cada dez tunisianos e egípcios afirmaram ter usado o Facebook para organizar protestos ou disseminar seu conhecimento sobre as marchas. Destas manifestações - e foram dezenas em cada país - apenas uma não saiu da web para ganhar as ruas.

As redes sociais, considerando desde seu uso até o crescimento de número de usuários, desempenharam "uma função crítica na mobilização, na formação de opinião e ao influenciar mudanças" no mundo árabe, pontua o relatório.

Geração insatisfeita e na internet

O fenômeno é simples de entender - basta ligar os pontos. A imensa maioria dos manifestantes tem entre 15 e 30 anos, justamente a geração que usa a internet como principal ferramenta de comunicação. Ao mesmo tempo, é a mais prejudicada com desemprego e cerceamento às liberdades. Como eles estão habituados às redes sociais, tendem a transformá-las em plataformas eficiente para acionar uns aos outros de forma rápida sobre as manifestações.

Nos quatro primeiros meses de 2010, o número de usuários do Facebook no mundo árabe girava em torno de 14,8 milhões. No mesmo período deste ano, o total havia quase dobrado - eram 27,7 milhões. A maioria, segundo a Dubai SchoolofGovernment, estava interessada nos movimentos revolucionários.

Hashtags

A movimentação no Twitter seguiu a mesma linha. O maior número de acessos ao site de microblogs na Tunísia ocorreu em 14 de janeiro, quando começaram os protestos que derrubaram Zine el-Abidine Ben Ali. No Egito, o pico foi em 11 de fevereiro, data da renúncia de Hosni Mubarak, apesar de o governo ter cortado os serviços de internet quase integralmente por cinco dias.

Os egípcios, inclusive, ocuparam o topo da lista de assuntos mais comentados no ano no Twitter. A hashtag #Egypt (Egito, em inglês) foi a mais usada em 2011. Entre janeiro e março, 1,4 milhão de mensagens com a etiqueta foram enviadas. No mesmo período, foram publicadas 1,2 milhão de postagens com o marcador #Jan25, data do início das manifestações no Cairo - e a 10ª hashtag mais usada no ano.

Entre os fatos internacionais mais comentados na rede social, novamente a renúncia de Mubarak encabeça a lista. Na quinta colocação, outro ditador, Muamar Kadafi, o coronel capturado e morto pelos rebeldes da Líbia após oito meses de guerra civil e cujos últimos momentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com