TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Por:   •  28/3/2020  •  Dissertação  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Inicialmente Marx fala sobre a miséria e sofrimento que viveu a classe trabalhadora quando iniciou a revolução industrial. Ele faz uma crítica, pois, a burguesia crescia explorando a mão de obra, que dava a burguesia condições de classe dominante.

Karl Marx pensava de duas maneiras frente a essa situação. Tinha como pensamento uma sociologia política e analítica, por tanto, por um lado analítico tinha uma visão da realidade como ela¸ por outro lado normativo, cria uma utopia, de como deveria ser, e de como agir para torna-lo realidade.

 Marx fala que para descobrir como a sociedade capitalista funciona, é preciso descobrir a história da humanidade, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Essa descoberta segundo o autor, seria ‘’ o que move a história e a luta entre classes sociais’’, dada essa investigação, Marx compreende a natureza da sociedade capitalista e como ela vai se transformando.

AS LEIS DA HISTÓRIA

Entende-se que a história humana se baseia na relação entre o homem e a natureza, onde o homem passa a ser homem quando á conhece, através dela o homem cria o mundo material, a modifica, expande sua população, produz recursos de trabalho que vão se modificando e se tornando extensões do corpo humano, e cada vez mais se adulterando.

Partindo dessas modificações, se fez a divisão de tarefas para o aumento de produção, inicialmente pelo sexo e consecutivamente o cultivo, agricultura criação de animais, campo e cidade, agrícola e comércio, com isso, o homem foi capaz de aumentar seu trabalho com os resultados obtidos pelo seu próprio suor.

Segundo Marx e Engels o homem desenvolveu as ‘’ forças produtivas’’, o domínio do homem sobre a natureza, foram desenvolvidos as tecnologias e o aumento das divisões das tarefas. Essa segregação de trabalho, ‘’forças produtivas’’, implica na separação de quem possui instrumentos e nem sempre trabalham, e os que não possuem instrumentos, mas geralmente trabalha, o que resulta nas relações sociais de produção, segundo Marx.

A história da sociedade foi se transformando para um modo cada vez mais produtivo e mais eficiente. Simplificando os autores citam três modos diferentes dessa transformação.

  • Modo de produção escravista antigo (trabalho realizado por escravos)
  • Modo de produção feudal (mundo medieval)
  • Modo de produção capitalista (industrialização)  

AS FORMAS DE CONSCIÊNCIA

Nesse segundo ponto o autor fala sobre o  mundo das ideias, opiniões, o saber e crenças que se relacionam com o mundo material e de trabalho. As ideias e conceito sobre o mundo são apenas representações, feitas a partir das relações do cotidiano. Trás ainda sobre a falsa consciência, que segundo Marx e a crença de uma sociedade falsa, onde a classe social assume o papel dominante sobre da outra. A burguesia impõe relação de poder, as classes menores são passivas. Onde os trabalhadores vendem a mão de obra por um salário, e se adaptando aos ritmos das maquinas. Sendo controlados e limitando expandir seus conhecimentos em relação ao trabalho, sendo controlados pelo capitalismo. As forças produtivas foram incrivelmente desenvolvidas. O indivíduo tem consciência de que precisa trabalhar para receber um salário. Marx intitula alienação quando o trabalho é de fora de si, e pertencente a outros, e por conta da alienação do trabalho, que se trabalha para tem um salário, as pessoas adquirem a consciência falsa sobre a realidade. Marx fala que ideologia e um sistema de ideias e concepções, que abrangem regras e normas que o homem se comporte de acordo com o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com