TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sedução Do Lugar

Dissertações: A Sedução Do Lugar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

A sedução do Lugar:

Os Subúrbios e as Novas Capitais

Fichamento

1. IDENTIFICAÇÃO DA BASE

1.1 Autor: Rykwerth, Joseph

1.2 Titulo: A sedução do Lugar

1.3 Editora: Martins Editora

1.4 Data: 2004

1.5 Assunto: Artes – Teoria e História

2. IDENTIFICAÇÃO DA PARTE

2.1 Capitulo: 06

2.2 Titulo: “Os subúrbios e as novas capitais”

2.3 Pagina inicial e pagina final: 223 a 261

2.4 Resumo do texto:

Voltando no tempo, o autor relata como foi à criação de cidades desde a antiguidade. Já na Idade Média, o mercado acabava gerando as povoações das cidades. À medida que os anos passavam as cidades cresciam mais extensas e mais fechadas.

“Um subúrbio deve ser sempre parasitário de uma cidade. Mesmo quando adquire uma administração própria, nunca é um centro financeiro ou de poder. Raramente os subúrbios eram produtivos em termos agrícolas ou industriais.”

Página 225 – Parágrafo 3

À medida que os cidadãos acreditam que as cidades estavam ficando mais poluídas e populosas começavam a mudar para os limites das cidades ou para o campo. Sendo assim os empreendedores passaram a construir loteamentos além da cidade, atingindo assim outras cidades. Outro motivo para as expansões era as ferrovias, que ligavam a outras cidades.

O urbanista chamado Ebenezer Howard é considero o mais influente da nova geração de reformadores, ele elaborou um projeto e lançou um livro com a proposta da cidade-jardim. Sua maior preocupação era a relação do espaço urbano e o agrícola. A ideia de uma cidade-jardim consistia em um centro com espaços públicos cercados por parques e as zonas habitacionais.

Mais tarde outro urbanista chamado Tony Garnier, apresentou um projeto de uma cidade industrial que foi publicado em 1917 e 1932. A cidade foi localizada em uma planície entre um rio e montanhas, assim começou a fornecer energia hidroelétrica para os habitantes e indústrias. No centro, a cidade possuía um grupo de edifícios públicos, como teatro, câmara municipal, ofícios e um estádio. Não havia programa para igrejas, tribunais ou delegacias. As habitações tinham densidade maior do que as da cidade-jardim. Howard e Garnier acreditavam na reforma urbana a partir da propriedade pública do solo. Ambos não exigiam uma revolução espacial e exerceram uma enorme influencia sobre como as cidades iriam se desenvolver depois de 1918.

Em uma conferência internacional sobre planejamento urbano, que ocorreu em 1910, foi planejada uma nova capital para a Austrália. O nome para a nova capital foi Camberra, o arquiteto responsável foi Walter Burley Griffin e esse projeto é considerado uma das mais importantes realizações da arquitetura durante um período entre duas guerras. Nessa mesma conferência foi feito outra proposta, uma nova capital para a Índia, Déli. Em 1919 foi construída outra cidade-jardim Welwyn, a primeira a receber o nome de cidade satélite.

“As verdadeiras inovações no planejamento urbano americano iriam surgir durante a Primeira Guerra Mundial e no período entre guerras”

Página 238 – Parágrafo 2

Enquanto a cidade-jardim surgia na Inglaterra, a ideia de vizinhança surgia nos Estados Unidos. Essa ideia de vizinhança teria uma escola, espaços abertos, ruas arteriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com