TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança da Aviação

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Segurança da Aviação

Curso: CIA

Professor: Paulo Roberto dos Santos

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

A primeira preocupação de um usuário do transporte aéreo, em qualquer lugar do mundo, é saber se ele é seguro. As estatísticas mostram que sim, mas apesar de todos os cuidados os acidentes aeronáuticos continuam ocorrendo. No Brasil, a responsabilidade pela investigação de acidentes aeronáuticos é do SIPAER.

Elabore um texto de até 10 linhas, explanando sobre a importância da investigação SIPAER para a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos na aviação brasileira.  (3,0 pontos)

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse “Trabalhos acadêmicos na Unisul”, disponível em http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos), e veja como realizar citações e referências.

A investigação é uma ferramenta indispensável para a segurança operacional, visando à formulação de recomendações sobre a segurança através da reunião e a análise de informações e a obtenção de conclusões de acidentes anteriores, identificando os fatores contribuintes para aquela ocorrência.

A investigação SIPAER não trabalha com uma única causa de acidente, mas sim com uma série de fatores contribuintes que possuem o mesmo grau de influência para a culminância do acidente.

A filosofia da prevenção de acidentes enfatiza que a prevenção de acidentes requer mobilização geral. O SIPAER está subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), mas com atribuições e responsabilidades no âmbito da aviação civil, com o propósito de eliminar, ou reduzir a níveis aceitáveis, o risco na atividade aérea, através de identificação e gerenciamento do mesmo. Compete ao SIPAER planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades de investigação e de prevenção de acidentes aeronáuticos, nos termos do artigo 86 do CBA.

A investigação SIPAER não trabalha com prazos durante sua realização. O processo segue a seu tempo para o benefício da prevenção e é proporcional à complexidade da ocorrência.

Questão 2

A cultura de se julgar um Relatório de Prevenção como "deduragem" e a possibilidade de atribuição de culpa ou responsabilidade aos envolvidos na questão são fatores que inibem o envio de novos relatórios aos setores de segurança operacional das empresas.

Suponha que você seja o responsável pela área de segurança operacional de uma empresa aérea e resolveu promover uma mudança nessa cultura. Você levou o caso ao diretor da empresa e foi orientado a preparar um texto explicativo, com o objetivo de estimular os funcionários a preencherem um maior número de Relatórios de Prevenção.

Neste texto de até 15 linhas você deverá abordar o suporte da direção da empresa com relação às medidas de segurança e procurará desmistificar os receios com atribuição de culpa ou responsabilidade por parte dos relatores e setores envolvidos nos assuntos tratados nos Relatórios de Prevenção. (4,0 pontos)

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse “Trabalhos acadêmicos na Unisul”, disponível em http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/orientacao-trabalhos-academicos), e veja como realizar citações e referências.

Bom dia, colegas.

A segurança de voo é um elemento essencial, e um dos mais importantes, na aviação, sendo indispensável para o desenvolvimento de nossas atividades diárias e obtenção de bons resultados na operação aérea.

Desta forma, é nosso dever contribuir para o desenvolvimento destas atividades, a fim de garantir o bem de todos os envolvidos em nosso meio.

Existe uma ferramenta, importantíssima, que foi desenvolvida para nos auxiliar na atividade de prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos. O Relatório de Prevenção é destinado a relatar as condições de perigo e risco para as atividades aéreas. Através do preenchimento do mesmo, nosso Gestor de Segurança Operacional, juntamente com o pessoal adequado, pode analisar os fatos ocorridos e implantar as medidas corretivas adequadas, tornando nosso ambiente de trabalho mais seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (75.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com