TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança da Aviação

Por:   •  22/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância – AD1

Unidade de Aprendizagem: Segurança da Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: João Carlos

Nome do aluno: Felipe Rodrigues

Data: 13/08/18

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 – (1,0 ponto):

Ao analisarmos o artigo “A abordagem sociotécnica na investigação e na prevenção de acidentes aéreos: o caso do vôo RG-254”, o qual estuda o acidente do Varig PP-VMK, o autor sinaliza um aspecto importante do código de ética do SIPAER que, se não for observado, pode impactar a prevenção de acidentes aeronáuticos. Identifique este aspecto e justifique sua resposta. (Use no máximo 6 linhas).  

R: De acordo com o Código de Ética do SIPAER, a separação de suas atividades das investigações jurídicas e criminais confere-lhe isenção e eficácia. Sua análise seria “técnica”, desvinculada do juízo de valor que apura a culpa ou a responsabilidade. De acordo com o código de Ética do SIPAER a analise está sendo Técnica e não apurada com culpa e responsabilidade dos fatos ocorridos.  

Questão 2 – (2,0 pontos):

Dentre os fatores contribuintes sinalizados pelo autor do artigo em tela, aponte os aspectos básicos descritos no material didático que se evidenciaram no caso concreto da ocorrência do Varig PP-VMK. Justifique sua resposta usando, no máximo, 6 linhas.

R: O relatório final do acidente no voo Varig 254, apresenta vários fatores divididos em suas categorias, material, humano e operacional. No fator humano, foram identificados 9 fatores ocorrentes, desde erros cometidos pelos pilotos com ordem psicológica. Os outros dois foram atribuídos à Varig, um pela má representação do rumo magnético com 4 dígitos em vez de 3, o outro pela falta de contato com os pilotos até mesmo depois do significativo atrasado do pouso em Belém. Todos os fatores decorrentes no caso, foram atribuídos a quem os originou, nos pilotos e à Varig.

Questão 3 – (4,0 pontos):

Aspectos pessoais e organizacionais estiveram relacionados com a ocorrência, fazendo com que a sequência de eventos que passaram despercebidos determinasse o pouso forçado do Varig PP-VMK. Identifique duas ferramentas que poderiam ser utilizadas na prevenção da ocorrência e apresente sugestões de ações correlacionadas às ferramentas apontadas, as quais, na sua visão, seriam capazes de impedir a consumação do evento estudado. Utilize no máximo 6 linhas para sua resposta.

R: Fazer uma auditoria de segurança operacional, Conversa entre funcionários e supervisores buscando a percebe se tem algo de errado, buscar a levar percepções da segurança operacional aos funcionários, além de atividades educativas e promocionais que visem a importância de manter atualizados os conhecimentos técnicos de segurança e outros como por exemplo: o sistema de navegação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (300.5 Kb)   docx (75 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com