TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança da Aviação

Por:   •  25/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância – AD1

Unidade de Aprendizagem: Segurança da Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Angelo Damigo Tavares

Nome do aluno: Vílson Sandrini Neto

Data: 18/2/19

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 – (1,0 ponto):

Os investimentos em prevenção, para uma empresa aérea, devem ser encarados como investimentos que beneficiarão essa empresa, ainda que haja custos no desenvolvimento de diversas atividades voltadas para tal finalidade. No que tange à precaução e a preocupação com medidas de segurança colocadas em prática nos diversos setores empresariais, faça uma abordagem acerca da percepção dos fatores de risco ao longo do tempo, comentando os aspectos importantes para se impedir a ocorrência de acidentes aeronáuticos. (Use no máximo 6 linhas).  

R: A percepção dos fatores de risco decresce ao longo do tempo de tal modo até que ocorra um acidente/incidente e assim voltem a tomar níveis elevados novamente. Porém com motivação, educação e treinamento e supervisão é possível retomar a percepção antes de uma ocorrência aeronáutica.


Questão 2 – (2,0 pontos):

Durante um período de instrução de voo no aeródromo “Deltacharlie”, uma  aeronave, ao regressar da área de instrução em voo visual, cruzou à frente de outra que se encontrava no circuito de tráfego, também em condições de voo  visual, comprometendo a segurança de ambas em função da distância e velocidade em que operavam. Esse evento pode ser classificado como ocorrência aeronáutica?  Identifique-o e justifique sua resposta, usando, no máximo, 6 linhas.

R: Pode sim ser classificado como ocorrência aeronáutica uma vez que o ocorrido se classifica como incidente de tráfego aéreo (falha nos procedimentos padrões e proximidade das aeronaves).

Questão 3 – (4,0 pontos):

O Diretor de uma empresa aérea percebeu que aspectos inerentes à rotina diária de trabalhos poderiam afetar a segurança das operações aéreas. Tais aspectos estavam evidentes tanto nos processos administrativos quanto naqueles operacionais e, com isso, as metas propostas pelo setor de planejamento da Organização dificilmente seriam atingidas. Com base nas Ferramentas de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informe:

  1.  O que poderia ser realizado para levantar informações e mitigar os riscos latentes?

R: Auditoria de Segurança Operacional

  1. O que seria elaborado após a coleta de dados ocorrida pelo uso dessa Ferramenta?

R: Após a realização de ADSO, o responsável pela auditoria deve elaborar um Relatório de Auditoria de Segurança Operacional (RADSO), documento formal destinado ao registro dos perigos e condições latentes observados, a análise dos riscos e as ações mitigadoras recomendadas.

  1. Concluído o ciclo de trabalhos com o uso da Ferramenta acima identificada, foram emitidas orientações acerca dos perigos ou condições latentes a serem ajustados. Um dos pontos verificados foi a desatualização dos pilotos quanto aos novos procedimentos de descida por instrumentos. Que outra Ferramenta poderia ser utilizada para superar esta deficiência?

R: Programas de formação e capacitação técnico-profissional, afim de atualizar os pilotos acerca dos novos procedimentos.

  1. Outro ponto observado, ao serem concluídos os trabalhos, foi a necessidade de padronização dos processos ligados à segurança das operações. Esse quesito associa-se a outra Ferramenta que poderia ser implementada para a mitigação de riscos e perigos latentes. Identifique tal Ferramenta e justifique sua aplicação.

R: Atividades promocionais de padronização de operações (publicação de periódicos, premiações, boletins informativos...). Por meio destes a percepção de falha retoma a altos níveis antes de que haja uma ocorrência aeronáutica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (303.5 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com