TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança da Aviação

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância – AD1

Unidade de Aprendizagem: Segurança da Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Angelo Damigo Tavares

Nome do aluno: Jonas Odir Bittencourt

Data: 11/02/2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 – (1,0 ponto):

Os investimentos em prevenção, para uma empresa aérea, devem ser encarados como investimentos que beneficiarão essa empresa, ainda que haja custos no desenvolvimento de diversas atividades voltadas para tal finalidade. No que tange à precaução e a preocupação com medidas de segurança colocadas em prática nos diversos setores empresariais, faça uma abordagem acerca da percepção dos fatores de risco ao longo do tempo, comentando os aspectos importantes para se impedir a ocorrência de acidentes aeronáuticos. (Use no máximo 6 linhas).  

R: Para que sejam alcançados os objetivos de prevenção de acidentes aeronáuticos, é necessário que todos, em uma organização, tenham consciência da sua importância e necessidade, e queiram participar de um esforço global. A prevenção não restringe o voo, ela estimula seu crescimento com segurança. Para que as taxas de acidentes e incidentes sejam reduzidas, é necessário que haja uma mudança na cultura organizacional e a incorporação de princípios de gestão de qualidade, a fim de identificar os perigos e gerenciar os riscos operacionais. Em um cenário empresaria, os programas de prevenção de acidentes estão associados ao conceito mais amplo de controle de qualidade, a fim de identificar os perigos e gerenciar os riscos operacioanais.

Questão 2 – (2,0 pontos):

Durante um período de instrução de voo no aeródromo “Deltacharlie”, uma  aeronave, ao regressar da área de instrução em voo visual, cruzou à frente de outra que se encontrava no circuito de tráfego, também em condições de voo  visual, comprometendo a segurança de ambas em função da distância e velocidade em que operavam. Esse evento pode ser classificado como ocorrência aeronáutica?  Identifique-o e justifique sua resposta, usando, no máximo, 6 linhas.

R: Pode, Classificado como incidente de tráfego aéreo. (AIRPROX). Proximidade entre aeronaves, situação em que a distância entre aeronaves, bem como suas posições relativas e velocidades foram tais que a segurança tenha sido comprometida. Risco potencial, pois não houve maiores informações sobre nível de comprometimento da segurança dos tráfegos envolvidos, e não houve ação evasiva.

Questão 3 – (4,0 pontos):

O Diretor de uma empresa aérea percebeu que aspectos inerentes à rotina diária de trabalhos poderiam afetar a segurança das operações aéreas. Tais aspectos estavam evidentes tanto nos processos administrativos quanto naqueles operacionais e, com isso, as metas propostas pelo setor de planejamento da Organização dificilmente seriam atingidas. Com base nas Ferramentas de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informe:

  1.  O que poderia ser realizado para levantar informações e mitigar os riscos latentes?

R: Uma Auditoria de Segurança Operacional. (ADSO)

Ela avalia os pontos potencialmente perigosos para a atividade aérea. Assim se garante a segurança, com o objetivo de rever os processos e identificar ações não efetivadas que possam afetar a segurança operacional, permitindo a adoção oportuna de ações mitigadoras. Sua realização permite o diagnóstico  da organização, levantando informações sobre os perigos e riscos latentes do sistema. Deve-se então conversar com os funcionários, supervisores, testemunhar as práticas correntes de trabalho, entre outras atividades, de maneira informal, proporciona percepções valiosas sobre o desempenho da segurança operacional. Deve-se também planejar e implantar ações corretivas concretas, abrangentes e definitivas, de forma a atingir metas estabelecidas.  Elabora-se então um Relatório de Auditoria de Segurança Operacional (RADSO), documento formal destinado ao registro dos perigos e condições latentes observadas, a análise dos riscos e as ações mitigadoras recomendadas.

  1. O que seria elaborado após a coleta de dados ocorrida pelo uso dessa Ferramenta?

R: Elabora-se um Relatório de Auditoria de Segurança Operacional (RADSO), documento formal destinado ao registro dos perigos e condições latentes observadas, a análise dos riscos e as ações mitigadoras recomendadas. Todas as não conformidades identificadas nas ADSO são tratadas de acordo com o processo estabelecido pelo gestor de segurança operacional e aprovado pelo detentor de maior cargo na organização, devendo esse identificar uma forma de as metas estabelecidas serem alcançadas. Existem etapas básicas do desenvolvimento de uma ADSO: planejamento, coleta de dados, confecção do RADSO, implementação das ações recomendadas e  controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (319 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com