TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sinalização de Segurança

Por:   •  24/6/2019  •  Artigo  •  4.251 Palavras (18 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 18

ESTUDO DE RISCOS: CARÊNCIA DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores: Eduarda Schmicheck e Saara Tyszka – SENAI

Orientadores: Charles Neitzel e Giane Borges – SENAI

RESUMO

A sinalização de segurança tem como finalidade alertar os trabalhadores e visitantes no local sobre os riscos existentes ali, equipamentos protetores e outras informações imprescindíveis para sua segurança. Tendo em vista possíveis riscos existentes no ambiente escolar, relacionados à sinalização de segurança do Sistema FIEP, Unidade de Rio Negro – PR, reconhece-se as ameaças da carência de sinalização. Diagnosticando o conhecimento dos ocupantes foi possível propor melhorias na sinalização, além de verificar a qualidade, quantidade e sistematizar o local de colocação das placas e objetos. Empregou-se diversas ferramentas de qualidade como Diagrama de Ishikawa, Matriz GUT e 5W2H para o diagnóstico do problema e a busca de possíveis soluções, posteriormente, analisou-se os resultados do questionário realizado com amostras habitadoras do local, concluindo que os ocupantes do ambiente se apresentam bem informados e com um conhecimento adequado em torno de questões sobre sinalização de segurança.

Palavras-chaves: Sinalização de Segurança; Ambiente Escolar; Carência de Sinalização.

1 INTRODUÇÃO

Dentre os métodos de proteção e asseguração da vida, da saúde e da profissão dos trabalhadores, se encontra a sinalização de segurança nos ambientes, dessa forma, o tema definido para esse estudo, tem como finalidade alertar os ocupantes e visitantes do local sobre os riscos relacionados a sinalização existentes, equipamentos, e outras informações pertinentes em casos de emergências.

Segundo o site Segurança do Trabalho NWN (2016) um dos itens que mais tem gerado multas e problemas com a fiscalização dos bombeiros e do Ministério do Trabalho é a sinalização de segurança. A sinalização de qualidade traz um ambiente seguro, considerando a carência do espaço escolar e as dificuldades de implementação da mesma, onde diversos ambientes partem sem iniciativa na área, torna-se importante o estudo de riscos provocados pela carência de sinalização de segurança no ambiente escolar

Tem-se como problemática deste estudo descobrir qual é o nível de risco existente no ambiente escolar com vistas na carência de sinalização. Tendo em mente a importância de diagnosticar o conhecimento dos ocupantes, procura-se detectar uma possível carência, caso ocorra, instruir e orientar os mesmos. Considerando que treinamentos colaboram diretamente para a prevenção de acidentes e garantem que os ocupantes adotem uma postura mais segura em caso de emergência, uma vez que nunca se sabe quando uma situação desagradável pode ocorrer, é fundamental que todos estejam preparados e prontos para agir e evacuar (se necessário) o local com segurança.

Como objetivo principal, esse estudo pretende identificar os riscos existentes no ambiente escolar, relacionados à sinalização de segurança do Sistema FIEP, Unidade de Rio Negro – PR, além disso, propor melhorias relacionadas a qualidade, quantidade e local de colocação das placas e objetos, com base em Normas Regulamentadoras (NR) e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentação teórica

Houve grandes melhorias em relação a saúde e segurança ao longo dos anos, com a implantação de normas que diminuíram os diversos tipos de riscos, as doenças ocupacionais e a condição de trabalho inseguro. Porém os números de acidentes de trabalho que ferem a integridade física dos colaboradores ainda são alarmantes, segundo o site Esquerda Online (6 abril 2017):

Com uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia. Os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social apontaram em 2015 um total de 612,6 mil acidentes, dentre os quais 2500 foram ocorrências de morte. A região sudeste é a responsável por 53,9% dos registros.

O ambiente de trabalho é um fator importante para a prevenção de acidentes, onde a sinalização se encaixa perfeitamente, pois além da conscientização por meio de treinamentos feitos por técnicos de segurança do trabalho, as placas de sinalização surgiram para reforçar os riscos existentes no ambiente e orientar os colaboradores e visitantes a saída em caso de emergência, a localização dos extintores e hidrantes, entre outros elementos. Como Mauricio Ferraz de Paiva, colunista da Revista CIPA fundamenta em seu artigo de 24 de maio de 2016.

A busca por ambientes de trabalho mais seguros está fazendo com que os trabalhadores adotem cada vez mais a prevenção de acidentes. Ela deixou de ser algo a ser feito apenas a partir da conscientização e passou a ser algo que pode chegar às pessoas por mais de um sentido e, diga-se de passagem, o mais poderoso deles – a visão.

 No exercer da função do trabalho a visão humana é um dos cinco sentidos mais poderosos do ser humano, sendo que é dela as várias informações a serem processadas pelo cérebro em um processo bastante rápido, e as pessoas conseguem enxergar em longas distâncias e detectar as cores para sua melhor localização, conforme Mauricio Ferraz de Paiva (2016).

Esse processo ocorre de forma extremamente rápida e em condições bastante favoráveis, por exemplo, uma pessoa com acuidade visual normal é capaz de identificar uma letra a uma distância 700 vezes maior que a altura da mesma (860 vezes a distâncias muito pequenas). Ou seja, uma letra de um centímetro a uma distância de 7 m, ou letras de 2 mm a uma distância de 1,40 m.

        As dimensões são predefinidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contidas na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 13434-2 de 2004, tendo em vista a existência de um padrão para a sinalização de segurança. Empregando formas geométricas como: circular, triangular, quadrada e retangular em cada circunstância no ambiente de trabalho, adequando a extensão com a sua altura.

A tabela abaixo apresenta valores de altura de letra para distâncias predefinidas. Todas as palavras e sentenças devem apresentar letras em caixa alta, fonte Univers 65 ou Helvetica Bold. Segue tabela abaixo:[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Fonte: ABNT NBR 13434-2

Segundo a NR 26 (Norma Regulamentadora 26) - Sinalização de Segurança “devem ser adotadas cores para a sinalização dos riscos existentes”, afim, de identificar os equipamentos delimitar áreas que os trabalhadores possam circular sem algum tipo de perigo, identificar com cores as tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases, apontando placas de sinalização contra os riscos, assim garantindo a segurança do colaborador. Por esse motivo a questão da sinalização de segurança é algo significante para a prevenção de incidentes no local de trabalho, com esse objetivo é necessário ocorrer um investimento nesta questão, com o propósito de redução de acidentes.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com