TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade

Ensaios: A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

“Ética, evidentemente, não é uma técnica, nem um código, nem treinamento específico. Implica: Cultura, Liderança, Estratégia que devem corporificar-se em um Modelo de Gestão da Ética.”

Essa é uma boa citação para refletirmos, e notar que isso tudo é importante em uma empresa, e não só em empresas na vida pessoal também, temos que ter tudo isso para nos destacarmos hoje em dia no mercado de trabalho.

A sociedade contemporânea está resgatando comportamentos que possibilitem o cultivo de relações éticas. São frequentes as queixas sobre a falta de ética na sociedade, na política, na indústria e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos. A ética corporativa nada mais é do que a maneira de ser de uma organização, mas não podemos nos apegar apenas a isso quando falamos desse assunto, ele incorpora muito mais coisas, como sua conduta publica e também seus próprios princípios.

Ser ético tem sido complicado no meio organizacional, pois não há razoável conscientização para o conceito e a dimensão da ética. Ela incomoda muito as pessoas que só necessitam ganhar e ganhar, mas na ética não existe ganhar existe pensar no bem comum de todos e ser ético quanto isso.

Ninguém nasce ético, isso é uma qualidade que vamos adquirindo ao decorrer da vida, pelos problemas que passamos, e a partir dai vamos realmente vendo o nosso caráter quando não acontece as coisas como desejamos, pelas nossas atitudes quanto a isso podemos ver se somos éticos ou não.

Constantemente somos provados para nós testarmos nossa ética, temos que estar sempre pensando no melhor a fazer, e não só pensando em si, se for em uma empresa temos que pensar no bem geral de todos, isso demonstra a ética corporativa.

Vou citar um exemplo de ação ética..

Imagine a criação de um empreendimento de sucesso, com ótimos resultados aos investidores, mas que também permita empregar centenas de trabalhadores, inserindo-os socialmente e permitindo-lhes que exerçam plenamente a cidadania. Esta ação, por ser benéfica à sociedade, é considerada uma ação ética. Imagine um local onde ocorra seca periodicamente no Nordeste brasileiro. Um empreendedor investe num projeto de irrigação e cria um pólo produtor de frutas que emprega centenas de famílias. Suponha que esse empreendimento tenha enorme sucesso, com produtos de ótima qualidade e preços competitivos.

Admita que as condições de trabalho sejam adequadas, e que os trabalhadores possam educar seus filhos e contar com assistência médica, ter à disposição transportes, lazer e segurança, enfim, que tenham o necessário para que possam exercer com plenitude a cidadania. A ação desse empreendedor será uma ação ética, pois resultará em benefício para toda a sociedade.

Podemos perceber que essa é sim uma ação bem ética, e que é sim difícil encontrar pessoas éticas e morais nos dias de hoje, mas ainda existem pessoas com pelo menos um bom senso do que seja realmente a ética e como ela funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com