TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Pedagogica

Artigos Científicos: A Sociedade Pedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução

Um dos processos sociais mais importantes no mundo globalizado é a educação e, portanto seus princípios. Atualmente a sociedade vive na era do conhecimento, pela facilidade com o ele pode ser acessado na internet e em outros meios.

A docência em pedagogia para ser vista como a única área para quem faz o curso de pedagogia, a área escolar não é a única em que o pedagogo pode atuar ela também está presente nos mais diversificados meios profissionais, políticos, universitários, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação, nos movimentos da sociedade civil e etc.

Vemos hoje uma ação pedagógica em todos os âmbitos da sociedade, pois o pedagogo abrange as mais diversas áreas de educação, desta forma o papel pedagogo não fica restrito somente ao ambiente escolar, mas sim a toda sociedade.

2 Desenvolvimento

2.1 A SOCIEDADE PEDAGOGICA

A educação se diz que é objeto de estudo da pedagogia e fonte de formação, sinônimo de educação, que estuda a educação como um fenômeno complexo e multireferencial que abarcam a educação em todas as etapas de idades dos seres humanos. A pedagogia é usada no ensino desde os primeiros anos de uma pessoa até o fim da sua vida. A pedagogia dispensa a todos, ensinamentos especializados que devem ser aprendidos com atenção e paciência dentro de um longo processo, no qual se deve, de tempos em tempos, reciclar as informações que recebemos no passado e atualizar. A pedagogia é uma ciência preciosa que valora, sobre tudo, o excepcional labor dos profissionais pedagogos que destrincham os mistérios da vida numa sala de aula explicando aos seus alunos tudo aquilo que foi aprendido durante sua vida acadêmica.

É o estudo e a proporção, com recursos, técnicas e métodos para trabalharmos com eficiência e praticidade com crianças. Ciência que trata da educação e do ensino que estuda as peculiaridades do ser humano para se ter uma visão de mundo mais abrangente.

Conhecimento que abriga os saberes da área da educação. O pedagogo é um mediador do processo de aprendizado, pesquisador, gestor, esse profissional tem domínio da ciência pedagógica que fundamenta sua atuação. Pedagogia no seu conceito se refere aos pedagogos, habilidade que os professores utilizam para compartilhar conhecimento especializado com o conteúdo de sua própria área, os mestres mostram uma ampla gama de destrezas e habilidades que conduzem à criação de um ambiente de aprendizagem onde todos os estudantes se sintam cômodos e seguros de que podem ter sucesso acadêmico e pessoal, esta complexa combinação entre habilidades e capacidades se integram nos estandartes do ensino profissional, que também incluem os conhecimentos essenciais, disposições e compromissos que permitem aos educadores a prática de um nível alto.

Na era do conhecimento na qual estamos, exige-se que os profissionais se atualizem constantemente.

A Pedagogia é uma ciência autônoma porque tem uma linguagem própria, tendo consciência de usá-la segundo um método próprio e segundo os próprios fins e por meio dela, gera um corpo de conhecimentos, uma série de experimentações e de técnicas sem o que lhe seria impossível qualquer construção de modelos educativos (GENOVESI, 1999, p. 79-80 apud SAVIANI, 2007, p. 102).

A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente entre educação e escola; hoje, na contemporaneidade, essa visão mudou, abriu-se para o entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares. O conhecimento que o pedagogo adquire sibre aspectos sociais e psicologicos do ser humano durante o curso se tornou importante no contexto mais amplo do mercado de trabalho ampliando suas possibilidades de inserção profissional. O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com