TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição de Petrogas para a sociedade

Tese: A contribuição de Petrogas para a sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Contribuições de Pitgoras para a sociedade

O Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras: usado para encontrar qualquer um dos lados do triângulo retângulo facilitou e muito a percepção e o entendimento da geometria, que está sempre em nosso redor. A lei ou o teorema diz que “ Num triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa, é igual à soma dos quadrados dos catetos”.

Em outros termos, se a e b são os catetos do triângulo retângulo e se c é sua hipotenusa, então a2 + b2 = c2.

Abaixo temos um exemplo

A hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.

Uma das demonstrações mais elegantes do Teorema é conhecida como a demonstração do quadrado chinês. Dado um triângulo retângulo de catetos a e b e hipotenusa c, construímos dois quadrados de mesmo lado a+b. Em cada um desses quadrados dispomos quatro cópias do triângulo retângulo, como na figura abaixo (em vermelho). A soma das áreas remanescentes do primeiro quadrado (em amarelo e verde) é igual à área remanescente do segundo quadrado (em azul). Portanto a2+b2=c2.

A descoberta da geometria dos planetas

No período em que muitos diziam que a terra era quadrada e havia um abismo além do horizonte, Pitágoras foi o primeiro a afirmar que a Terra e o Universo tinham forma esférica. Ele também anteviu que o Sol, a Lua e os Planetas então conhecidos possuíam um movimento orbital que seguia certo padrão chamado de translação, independente do movimento de rotação diário.

Pitágoras observou por muito tempo e percebeu que havia um ciclo que se repetia, assim analisou algumas formas geométricas e observou que quando os navios iam horizonte adentro eles iam baixando aos poucos. Então ele comparou a esfera já que os navios não caíam de uma vez.

Claro que não concordaram com ele já que quem havia afirmado o contrário, tinha sido a igreja católica, e claro que naquela época a igreja era incontestável.. Porém tempos depois aceitaram e concordaram com o “gênio”.

A MÚSICA PITAGÓRICA

foi Pitágoras quem descobriu as 7 notas musicais

Pitágoras considerava a música o elo de ligação entre o homem e o cosmos. O Cosmosera para ele uma vasta razão harmônica que, por sua vez, se constituía de razões menores, cujo conjunto formava a harmonia cósmica, ou harmonia das esferas, que só ele conseguia ouvir.

Pitágoras, avatar do deus Apolo, compunha e tocava para seus discípulos a sua lira de sete cordas. Deste modo ele refreava paixões como a angústia, a raiva, o ciúme, anseios, a preguiça e a impetuosidade. A música era uma terapia que ele aplicava não só para tranquilizar as mentes inquietas, mas também para curar os doentes de seus males físicos tal pratica foi copiada e aperfeiçoada e hoje temos a chamada musicoterapia.

Pitágoras foi o descobridor dos fundamentos matemáticos das consonâncias musicais. A partir daí, ele visualizou uma relação mística entre a aritmética, a geometria, a música e a astronomia, ou seja, havia uma relação que ligava os números às formas, aos sons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com