TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dimensão

Resenha: A dimensão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

As cinco dimensões propostas pelo autor são: ambiental, economica, social, política e cultural.

A dimensão ambiental se preocupa em produzir e consumir de uma forma consciente em que o planeta suporte, podendo se autoreparar.

A dimensão economica procura almentar o consumo e produção, poupando os recursos naturais do planeta, ou seja, estar em busca de tecnologias para que nós sairmos do ciclo fócil de energia.

A dimensão social pretende erradicar a pobreza e definir um novo padrão de desigualdade que seja mais aceitável, implantando uma nova justiça social.

A dimensão da política pretende resolver conflitos de interessse, ajudar no processo de mudanças, evitar formas de exploração violentas e mediar a questão de equidade social entre organizações governamentais e multilaterais, com assessoria da sociedade civil e participação ativa do empresariado.

E por último, a dimensão cultural procura uma mudança de valores, comportamentos, padrões de consumo e estilo de vida. Para nós não apenas querermos consumir, mas usufruir.

Este consenso se diz respeito às dimensões social, economica e ambiental.

De acordo com o autor, a primeira das três respostas à crise ambiental seria a tecnológica. A procura do homem por novas tecnologias que substituam os recursos finitos do planeta, que ajude a utilizar melhor os recursos que nós já possuímos e também que essas tecnologias sejam mais viáveis do que as que já existem.

A segunda resposta seria a mudança radical, mas progressiva, do padrão de produção e consumo vigentes, ou decrescimento. Promove o fato do crescimento econômico ter que ser convertido em decrescimento para que a qualidade de vida possa se desenvolver. Mas para isso precisamos mudar nosso estilo de vida para não sermos levados a auto-extinção.

A terceira resposta, ou não resposta. relaciona-se à possibilidade de catástrofe. Pode ser que a possibilidade de criarmos novas tecnologias para controlarmos a crise ambiental não exista, pois corremos contra o tempo e pode ser que algumas idéias não sejam viáveis.

Em minha opnião, para contornarmos a crise ambiental e tornarmos o Planeta Terra sustentável, precisamos implantar alguns requisitos.

O controle de natalidade em países em desenvolvimento, para que evite o aumento de extração de recursos, diminuir mão de obra e promover o crescimento salarial.

Conscientizar a população para que, desde pequenas, as pessoas tenham consiencia do que está acontecendo com o meio ambiente e ajudem a preserva-lo, seja pela coleta seletiva ou pelo menor consumo de recursos finitos. E com isso, as empresas também passariam a reciclar seus residuos industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com