TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem do chocolate

Abstract: A origem do chocolate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Abstract  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

A origem do chocolate

Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época. O cacau foi aproveitado posteriormente pelos Maias e Aztecas em forma de bebida, considerada sagrada. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

Os conquistadores espanhóis introduziram a delícia na Europa, onde era considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético. Inicialmente somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica, depois o cacau foi se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Os suíços tiveram a ideia de misturar o cacau ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje. Típico de clima tropical, o cacaueiro encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, principalmente nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, Ilhéus. Hoje, nosso país é o maior produtor da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, de Gana e do Equador.

Relembrando os séculos 19 e 20

O cacau chegou ao Brasil pelo estado do Pará, em 1746, trazido pelo francês Louis Frederic Warneaux. No mesmo ano, Antônio Dias Ribeiro recebeu algumas sementes do colonizador francês e começou a cultivar a amêndoa em cidades como Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, o que ajudou no desenvolvimento econômico da região.

(Aliás, o cultivo de cacau nas cidades baianas foi tão bem-sucedido que contribuiu para enriquecer a cultura brasileira, servindo de inspiração até para as obras do consagrado escritor Jorge Amado.)

Na metade do século 19, o Brasil já era o maior exportador de cacau do mundo, chegando a mandar para o exterior, em 1880, mais de 70 mil toneladas.

Com a produção do cacau em alta, começaram a surgir, no fim do século 19 e início do século 20 as indústrias de chocolate no país. Em geral, elas eram familiares, fundadas por imigrantes da Alemanha, Letônia e Suíça.

História nobre e divina

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. Os Maias, Olmecas e Astecas, muito antes da colonização espanhola, já tomavam em seus rituais e banquetes um tipo de suco de cacau, chamado por alguns deles de “tchocolath”. O cacau para esses povos tinha origem divina, e os Maias chegavam a comemorar em abril o dia de seu Deus do cacau: Ek Chuah.

O fruto era considerado tão nobre para esses povos que suas sementes eram até mesmo usadas como moeda.

O chocolate tal como é consumido hoje é o resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. Seu sabor incomparável fez com que, durante o século 18, um botânico sueco chamado Carlos Lineu, que estudava as plantas das “novas terras”, nomeasse a árvore do cacau como Theo-Broma, que em latim significa Alimento Divino.

O Brasil vende e exporta chocolate o ano todo. Mas a época em que os Brasileiros, mas consomem chocolate é na páscoa.

A Páscoa e os ovos de chocolate

Em março ou abril, os brasileiros comemoram a Páscoa, festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo. Nessa época, ovos de chocolate de tamanhos, formatos e embalagens diversos invadem as gôndolas dos supermercados. Muitos, porém, nem imaginam que eles foram criados pelos franceses, no século 18, para substituir os ovos cozidos decorados, que eram usados para comemorar a data.

Com a invenção dos franceses, países do Leste Europeu incorporaram a novidade à celebração, e os ovos de chocolate começaram a ganhar o mundo.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa do mundo, ficando atrás apenas da Inglaterra. Em 2009, o país produziu 25 mil toneladas de chocolate para fazer 110 milhões de ovos de Páscoa. Em 2011, a produção foi ligeiramente menor, mas ainda bastante expressiva: de 20 mil toneladas aproximadamente.

Mas tanto chocolate assim não é consumido só por brasileiros. Grandes empresas exportam para países como Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Grécia, China, Oriente Médio, Japão e África do Sul, levando ovos de Páscoa para povos de outras religiões.

Dentre os países que mais consomem ovos de chocolate, os Estados Unidos ficam em primeiro lugar, com 1, 696 milhão de toneladas por ano. Na outra ponta, Cingapura é o que consume menos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com