TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A última Hora

Exames: A última Hora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Documentário: A última hora

O tema principal do documentário é sem dúvida a questão ambiental, foi produzido com a intenção de causar o choque de realidade nos seus espectadores, alertar que as ações humanas geram enormes consequências para o planeta e para toda a humanidade. Ao longo do filme é possível ter uma visão mais abrangente do tamanho do problema que causamos a nós mesmos.

O documentário inicia-se com imagens de grande impacto, a destruição do ecossistema pelo homem no decorrer dos anos ocasionaram as catástrofes naturais que vivemos atualmente, como a pós a Revolução Industrial e do advento do capitalismo como sistema econômico vigente passamos a depredar o nosso patrimônio ecológico por meio de pesca e caça predatória, queimadas, emissões de gases poluentes, desmatamento, entre outros ataques a natureza. E é através dessa introdução que pode ser percebido todo o conteúdo que será exposto no decorrer de sua exibição.

O título “A última hora” refere-se ao último momento em que ainda podemos fazer algo para mudar a nossa situação com a natureza. Ele traz a nossa realidade e apresenta os fatos das mudanças ambientais que nós, seres humanos, provocamos desde que surgimos no planeta. Em relação a toda a história do planeta, nosso surgimento aconteceu muito recentemente, mas, mesmo com tão pouco tempo aqui, nossa espécie já conseguiu transformar a Terra e todos seus ecossistemas de uma maneira incrível e extremamente impactante.

O filme apresenta diversas entrevistas, com cientistas, especialistas e estudiosos em diversas áreas que chamam a do público para os males que o planeta está sujeito graças ás ações do ser humano, nos coloca de frente com uma realidade que ignoramos, talvez porque não acreditamos viver tanto para ver o mundo acabar.

Entretanto, além de alertar para o que está acontecendo, é bem interessante que o documentário não é, de maneira alguma, pessimista, traz perspectivas otimistas em relação a nossa espécie, porque há sim, chances de sobrevivermos e não destruirmos por completo nossa terra, não será fácil, precisamos agir rápido, para garantir um mundo sustentável a tempo, se quisermos sobreviver aqui.

Segundo eles, o meio-ambiente tem em certo grau um poder de autorregeneração, o que já foi constatado historicamente. O meio ambiente vai sobreviver a essa luta, quem corre o verdadeiro risco de desaparecer ou viver de forma extremamente diferente somos nós.

Por isso, é que devemos ter um senso maior de coletividade. Pensar que nossas atitudes podem afetar a nós mesmos e a toda a humanidade. As futuras gerações, nossos descendentes, talvez não tenham as mesmas oportunidades que tivemos porque não soubemos cuidar dessa enorme herança que vamos deixar.

Precisamos criar maneiras para nos adaptarmos as necessidades ecológicas, através de novas ferramentas e tecnologias que nos ajudem a conquistar a sustentabilidade. O que os ambientalistas pregam não é um retorno a vida primitiva, mas sim, uma política de racionamento de todos os bens naturais que nos estão disponíveis, além de uma melhor educação quanto ao lixo, emissão de poluentes, etc.

Podemos destacar algumas situações descritas pelos cientistas que nos mostram como agimos ao produzir algo e como a natureza produz. Um dos ambientalistas nos dá duas opções para nossas reações diante dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com