TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1.Alessandra Barreto. ADM

Artigo: AD1.Alessandra Barreto. ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição sobre Software livre, como o Sistema

operacional Linux e os aplicativos do LibreOffice.

O QUE É SOFTWARE LIVRE?

Quando se fala em Software Livre o que você imagina? Um programa grátis? Sem bloqueios? Um programa de qualidade inferior? Se você pensou nestas hipóteses está de certa forma enganado, mas infelizmente você não é o único. Alguns mitos precisam ser desvendados quando falamos em Software Livre.

Segundo a Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre), é considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Em outras palavras, o Software é considerado livre quando atende a esses quatro tipos de liberdades definidas pela fundação. Nada impede que um desenvolvedor cobre pelas modificações feitas, pois há custos como em qualquer outra atividade, porém a diferença está na filosofia do Software Livre, a qual visa o espírito de liberdade e não o lucro.

A FSF é uma organização fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o pai do Software Livre. Stallman sempre foi contra softwares proprietários, ou seja, programas que não permitem aos usuários alterar seu código-fonte para modificar programa — não importando se ele for gratuito ou pago. Também é de criação de Stallman o projeto GNU, que junto do kernel desenvolvido por Linus Torvalds formaria mais tarde o sistema operacional Linux. Para garantir os mesmos direitos de distribuição entre todos os usuários, foram criadas licenças, hoje existem mais de trinta delas.

A mais usada é a General Public License (Licença Pública de Uso Geral), criada pelo próprio Stallman para oferecer os mesmos direitos ao usuário. A GPL possui uma regra que restringe a apropriação das modificações, logo todas as mudanças feitas no software se tornam comum entre todos que partilham o programa.

Além da GPL, outras regras para distribuição de softwares são utilizadas, como a Copyleft. Este termo significa que quado um programa é redistribuído não é permitido adicionar restrições — todas as quatro liberdades são consentidas. CopyLeft é um trocadilho com o termo "Copyright", pois ao contrário deste é possível distribuir o software para qualquer pessoa.

SOBRE O LINUX

O Sistema Operacional Linux tem como base o Unix criado nos laboratórios Bell no fim da década de 60 e inicio da década de 70. Esse sistema operacional gerou algumas versões gratuitas e abertas como o MINIX, que foi criado inicialmente para fins didáticos.

Em 1991 Linus Tovalds, até então um estudante de informática da Universidade de Helsinki, Finlândia lançou o LINUX como sistema Operacional aberto e gratuito. Após isso vários programadores do mundo inteiro têm contribuído com melhoras e avanços do LINUX.

O QUE É UMA DISTRIBUIÇÃO? O QUE É UMA DISTRO LINUX ?

Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM.

Distribuição é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público. Algumas distribuições populares oferecem (como opção ou como seu único modo de operação) a possibilidade de execução em modo Live CD, que permite o uso integral do Linux sem instalação ou alteração dos dados armazenados no disco rígido do computador: o sistema roda integralmente a partir de um CD-ROM desde o momento em que o computador é ligado. Exemplo de Live CD bastante conhecido é o Kurumin.

APLICATIVOS DO LIBREOFFICE

O LibreOffice é uma suite de escritório livre compatível com as principais suítes de escritório do mercado. Oferece todas as funções esperadas de uma suite profissional: editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados.

Apesar de o nome LibreOffice ser recente, o software tem uma história de mais de uma década. Ele surgiu na Alemanha com o nome de StarOffice. A empresa que o produzia foi comprada pela americana Sun, que liberou o código dos programas, dando origem à variante livre OpenOffice (chamada BrOffice no Brasil).

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »