TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO FINANCEIRA

Ensaios: ADMINISTRACAO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

DEDICATÓRIA E AGRADECIMENTOS

DEDICATÓRIA:

Dedico este trabalho, a todos os meus colegas que me ajudaram a pesquisar o conteúdo e que me apoiaram em horas que pensei em desistir.

A todos os professores, tutores presenciais e a distância, pois, me mostraram um caminho próspero de conhecimento.

A minha família, que tiveram paciência nas horas em que tive que me ausentar para as pesquisas.

À todos meu muito obrigada.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o estudo da Administração Financeira mostrando as funções do administrador bem como as ferramentas auxiliares para que uma empresa possa se expandir globalmente utilizando os padrões da contabilidade considerando os riscos para que os investidores possam ter um melhor retorno dos investimentos.

PRINCIPAIS IDEIAS DOS CAPITULOS LIDOS.

Para uma empresa ser bem sucedida no mercado atual os investidores tem estar bem informados, contratando administradores que utilizem métodos melhores e estratégias para evidenciar seu desempenho, quando maior o lucro maior e menor custo.

Deve-se orçar com eficácia os recursos escassos e investir o retorno estudando as diferentes alternativas e os efeitos de cada uma delas sobre o valor da empresa simulando as decisões antes de investir capitais limitados e escassos avaliando os riscos e lucros dos investimentos. Os administradores devem dar maior atenção ao conceito de uma construção de uma imagem da empresa.

A incerteza e o risco são aspectos que devem ser considerados no processo de decisão sobre investimentos, mas devemos tentar compor a melhor carteira de ativos aproveitando os ativos de melhor retorno de maneira mais eficiente afim que rendam os retornos mais rápidos com menores riscos no futuro.

Os administradores financeiros podem tomar melhores decisões se aplicarem esses princípios econômicos básicos assim, eles tentam encontrar a combinação de ativos disponíveis que resultará no mais alto retorno com o menor risco dentro dos limites de uma mudança esperada no cenário econômico.

A compreensão dos efeitos de alterações da demanda, oferta e preço no desempenho da empresa ajudam os administradores a tomarem decisões mais vantajosas.

O conhecimento dos princípios econômicos é útil para produzir as vendas mais elevadas possíveis, são muito importantes os demonstrativos contábeis para auxiliar os administradores nas tomadas de decisões prevendo a saúde financeira e a lucratividade da empresa.

As empresas se expandem globalmente para ampliar os lucros aumentando seu potencial de crescimento e ganhando com a troca de tecnologia. A maior aproximação entre os países tem levado as empresas a se tornarem mais sensíveis as crises financeiras e fiscais, por isso não podemos nos expandir em excesso no exterior.

O administrador deve determinar quais os investimentos fornecerão os lucros mais elevados e os menores riscos, por isso deve se planejar para obter melhor resultado permitindo estratégias alternativas para substituir os planos existentes quando os desdobramentos econômicos e financeiros divergem dos padrões esperados.

Os surgimentos de novos instrumentos financeiros fornecem aos administradores os métodos mais sofisticados e eficazes para avaliar e alterar as decisões financeiras por isso é importante manter-se tanto a par dos novos avanços quanto aos acontecimentos que ocorrem no mercado financeiro.

ETAPA 01

1 – Qual é o objetivo de uma empresa?

Uma empresa pode ter vários objetivos, no entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado. O objetivo é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros, outros objetivos são as metas mensuráveis que precisam ser alcançadas num determinado prazo. Estes devem ser colocados de forma a poder cumprir a sua missão. São as intenções da empresa na busca de algo de valor como, o seu crescimento, rentabilidade, melhorias, qualidade, produtividade, participação no mercado, atingir uma situação futura acima da atual. A empresa precisa ser bem administrada para saber exatamente qual é o seu resultado.

2 – Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.

A administração financeira corresponde os esforços despendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo te em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez. Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Além disso, a função financeira abrange numerosos outros aspectos, além do indicado até agora. Se fossemos distinguir finanças das outras funções nas empresas, a característica escolhida para diferenciar seria o tempo, pois os dias, meses, anos ou décadas. Na realidade todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam um maior rendimento, maior aproveitamento, lucro, investimento, etc., tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

3 – Quais as funções do administrador financeiro?

De forma resumida, as funções de um Administrador Financeiro podem ser caracterizadas da seguinte forma: Análise, Planejamento e Controle Financeiro;

Tomada de Decisões de Investimento: Coordenando, monitorando e avaliando todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participação ativa nas decisões estratégicas, para alcançar as operações;

Tomada de Decisões de Financiamento: destinação dos recursos financeiros para aplicações em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis em longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

4 – Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?

O Regime de Competência é contabilizado como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com