TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO

Resenha: ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Só se aprende ler, lendo e só se aprende escrever, escrevendo. Na atividade da escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita do aluno. Essas atividades têm o objetivo de avançar na reflexão da Língua, aprender a letra a ser usada, e quantas letras usar, escrever textos com sentido, revisar ortografia e gramática.

O educador consciente de seu papel de alfabetizar pode realizar um trabalho visando desenvolvimento e construção da linguagem.

O processo de ensino e aprendizagem deve ser organizado de uma maneira que fique natural para o aluno.

Os construtivistas defendem que o professor é um mediador do saber.

Os métodos tradicionais acabam dificultando o processo de aprendizagem. É possível ler e escrever com as cartilhas tradicionais, mas elas levam o aluno apenas aprender a codificar e decodificar, a um processo mecânico de memorização, por defende-se o método construtivistas com textos que levam os alunos a aprender de modo mais natural.

As escolas precisam rever a práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida, as palavras fazem parte d nosso cotidiano.

A prática de alfabetização utilizando texto é algo novo para os alfabetizadores, muito não aceitam mudar seus métodos. Isso acaba por prejudicar os alunos.

O professor tem uma importante tarefa de propiciar aos seus alunos uma diversidade de textos, a escolha do material é muito importante para que haja por parte dos alunos interesse em aprender, para que eles tornem-se sujeitos capazes de interpretar, compreender textos e não sujeitos que tem apenas habilidade de ler e escrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com