TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho irá descrever o Relatório de Estágio supervisionado-Ensino Fundamental – anos iniciais do ensino fundamental. O Estágio Curricular constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática.

Trata-se de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política, que proporciona ao estudante a participação em situações reais de vida e de trabalho, consolida a sua profissionalização e explora as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e corresponsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida.

O estágio foi realizado no primeiro trimestre de 2014, totalizando 40horas, sendo 18horas de observação, 6horas de estudo em equipe, 9 horas de elaboração do Relatório, 3horas de teleaulas, 2horas de localização do espaço escolar e 2 horas de rádio Web.

A Instituição que me acolheu pra que este trabalho fosse realizado, fica localizada em São Leopoldo é chamada Colégio Evangélico Divino Mestre e possui 51 anos de funcionamento.

Os objetivos do estágio e do presente relatório norteiam-se em apontar as relações entre a teoria estudada e a prática, através da pesquisa e observação; descrever a observação, o planejamento e a aplicação da prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental ; detalhar a auto-observação de suas vivências enquanto aprendiz, para relacioná-las com a função futura de docente; observar o contexto histórico/político/ educacional, de forma a possibilitar o entendimento da função de docente nas séries iniciais do ensino fundamental. E exercitar a habilidade da descrição, compreensão e interpretação dos fenômenos educativos. A análise realizada vem a confirmar na prática o que nós no espaço acadêmico temos ouvido e aprendido no que diz respeito ao produto final que a educação atual tem nos exigindo, a de sermos profissionais pesquisadores, mais

reflexivos e, capazes de saírem do comodismo de suas práticas anteriores e inserindo uma práxis mais dinâmica, atual e capaz de eficazmente construir o conhecimento.

“O Estagio supervisionado contribui para uma experiência importante nas atividades que os alunos deverão usar durante o curso de formação junto ao futuro campo de trabalho” (PIMENTA, 1997 pág. 21)

2. A BUSCA DO SABER ATRAVÉS DA PRÁTICA ESCOLAR.

2.1 Identificações da escola estagiada

O Estágio Supervisionado nas séries iniciais do ensino fundamental, foi realizado no Colégio Evangélico Divino Mestre situado à cidade de São Leopoldo, possuindo 51 anos de funcionamento . A escola conta com um total de 349 alunos, sendo que são divididos entre alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Médio. A Instituição não atende atualmente alunos de inclusão. O estágio foi realizado no período de março de 2014, sendo observada a turma de 1° ano do ensino fundamental I.

2.2. Concepções pedagógicas da escola

A instituição entende que a construção do conhecimento implica em diversos e diferenciados processos de significação, que se tornam tão múltiplos quantos forem os indivíduos e os meios que os cercam.

Observando os documentos internos que fundamentam a prática desta escola percebemos ainda que a mesma ainda se baseie nas considerações apresentadas nos Textos Norteadores para a Educação Evangélico-Luterano, em cima de algumas dimensões que concebem uma educação

a. Integral, porque vê o ser humano como um todo, respeitando-o como sujeito histórico e relacional

b. Integradora, porque respeita, contextualiza e inter-relaciona diferentes saberes e conhecimentos

c. Integrada, porque está aberta para a diversidade e a multiplicidade.

Ainda na análise dos referenciais da escola percebe-se que essa concepção está baseada em uma visão pedagógica, que desenvolve o senso crítico, a autonomia de pensamento, a ética, a responsabilidade, a solidariedade e a criatividade na construção das diferentes áreas do saber. Segundo um dos textos norteadores da Rede Sinodal de Educação

A identidade da Rede Sinodal de Educação e os currículos de suas escolas fundamentam-se nas premissas mencionados e consideram os quatro pilares da educação indicados pela UNESCO - aprendendo a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer- como elementos intrínsecos ao projeto Pedagógico. Selecionar, organizar, e avaliar conhecimentos, ordenando-os num currículo, deve ser um compromisso (...)

Tanto nos referenciais utilizados por esta Instituição quanto nas entrevistas percebe-se uma preocupação com o processo de ensino e de aprendizagem pra que o mesmo não se limite a mera transmissão do conhecimento ou acúmulo de informações, mas sim, a transformação desses processos em saberes significativos e contextualizados.

2.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado

Os alunos Das séries iniciais do ensino fundamental, atualmente estão sendo muito motivados à aprendizagem quando há um professor bem preparado, que traga situações lúdicas para o dia-a-dia escolar. Conforme Lima (2012,p.132), “O educador deve prestar permanentemente atenção às possibilidades e às necessidades de mudanças, readequações e flexibilidades pedagógicas.”

2.3.1. Caracterização dos espaços de observação

A sala de aula da turma estagiada tem um espaço adequado, arejado e bem iluminado para os 24 alunos que a frequentam diariamente. Não há muitos recursos tecnológicos, mas a sala é repleta de atividades confeccionadas por eles, como o alfabeto do nome, onde eles colaram figuras e palavras que representavam a letra inicial do nome. Há brinquedos, almofadas e cartazes coloridos que instigam o aluno à alfabetização.

2.3.2. Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada

O corpo docente do Colégio Evangélico Divino Mestre é composto de 25 profissionais. Vinte e quatro professores apresentam habilitação em Ensino Superior e um professor já possui a sua formação em Pós graduação. Sua atuação busca contemplar os princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com