TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMELOGÊNESE E DENTINOGÊNSE

Dissertações: AMELOGÊNESE E DENTINOGÊNSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  2.977 Visualizações

Página 1 de 11

AMELOGÊNESE

Esmalte Dental é o tecido que reveste e protege a coroa do dente, extremamente duro, é o tecido mais mineralizado encontrado no organismo.

Define a coroa anatômica do dente. É avascular, branco, cinza-azulado ou amarelo devido à dentina subjacente, tem espessura máxima de 2 a 3 mm, tornando-se mais fino à medida que atinge o colo do dente.

É permeável a íons e água e participa ativamente nas trocas químicas com a saliva; essa propriedade possibilita a transformação dos cristais de hidroxiapatita em fluorapatita, quando se faz aplicações tópicas de fluoretos.

Massa firmemente compacta de cristais de apatita, altamente organizado e orientado.

 O esmalte é o tecido mais duro do corpo humano, e o que confere esta dureza é os 97% de sais inorgânicos que o constituem (fosfato tricálcico, sais de sódio, potássio, carbonato de cálcio, etc.), sendo que os outros 3% são formados por substâncias orgânicas, como água e proteínas.

O processo de formação do esmalte envolve três estágios:

1º- Secreção de matriz: É o estagio formativo executado pelos ameloblastos. A secreção da matriz orgânica ocorre numa proporção diária de 0, 023 mm/dia. Essa matriz sofre mineralização de imediato com cerca de 65% de água,20% de material orgânico(amelogenina e enamelina) e 15% de material inorgânico(cristais de hidroxiapatita).Essa secreção continua ate quase a deposição de sua espessura total.Os cristais depositados nessa matriz são placas de hidroxiapatita. A matriz passa então ao segundo estágio.

2º- Maturação: Consiste no crescimento dos cristais minerais e perda de proteína e água. A maturação inicia-se no centro de crescimento praticamente ao mesmo tempo em que o esmalte atingiu sua espessura máxima. A maturação prossegue na proporção de 0,04 a 0,05 mm/dia, portanto muito mais rápida que a secreção da matriz. Nesse estágio há remoção do material protéico onde se retira toda a amelogenina restando apenas a enamelina e parte da água também e perdida tornando o esmalte mineralizado, mas ainda bastante poroso.

3º- Deposição de maior quantidade de sais minerais e perda de porosidade: Após a erupção, quando o dente está na cavidade bucal, o esmalte continua incorporando minerais obtidos da saliva, permitindo o crescimento dos cristais e consequentemente perda de porosidade.

-Fisiologia da Amelogênese:

As células do epitélio dental interno, durante sua diferenciação, passam pelas seguintes etapas:

1-Fase de células indiferenciadas ou etapa morfogenética: Antes da completa diferenciação dos ameloblastos, ocorre uma interação com as células mesenquimais (células da papila dentaria), determinando a forma da junção dentina-esmalte e da coroa. As células são curtas e cilíndricas, com núcleos grandes, ovais, que ocupam quase todo o corpo celular.

2-Etapa organizadora ou de pré-ameloblasto: Até esta fase, as células do epitélio interno recebem nutrição da papila dentaria. Estas células do epitélio interno (epitélio de revestimento) têm ação indutora sobre as células periféricas da papila que assim, acabam por diferenciarem-se em odontoblastos. Então, as células do epitélio interno terão que buscar nutrição do saco dentário. Portanto, as células do epitélio interno sofrerão inversão de sua polaridade, ficando o núcleo voltado para o estrato intermediário que caracteriza a terceira etapa.

3-Etapa formadora ou de ameloblasto adulto: Após a formação da primeira camada de dentina e que os ameloblastos de tornam adultos, isto é, células secretoras, pois a presença de matriz de dentina e necessária para o inicio da formação da matriz do esmalte. A partir desse momento, os ameloblastos estarão em condições de começar a formar a matriz de esmalte. Os primeiros ameloblastos surgem ao nível da futura cúspide e os últimos pertencem à futura região cervical do dente. Cada ameloblasto formará um prisma e a sua bainha.

4-Etapa de Mineralização: Durante a mineralização do esmalte, os ameloblastos são levemente reduzidos no comprimento, apresentam microvilosidades em suas extremidades distais e vacúolos citoplasmáticos e apresentam assim, função de absorção.

5-Etapa Protetora: Quando o esmalte se apresenta completamente formado, os ameloblastos juntamente com as células do epitélio externo, reticulo estrelado e estrato intermediário formam então um revestimento epitelial estratificado do esmalte,chamado epitélio reduzido do esmalte. Esse epitélio possui função de proteger o esmalte maduro,separando-o do tecido conjuntivo do saco dentário ate a erupção do dente.

6-Etapa Desmolítica: O epitélio reduzido do esmalte parece exercer uma ação desmolitica sobre o mesênquima do saco dental, permitindo que o dente avance em direção a cavidade bucal. Quando encosta-se ao epitélio que reveste esta cavidade ocorre à fusão dos dois epitélios (epitélio reduzido e oral).

7-Desmineralização e Remineralização: O esmalte é frequentemente desmineralizado, por exemplo: refrigerante (ph ácido). Entretanto, o mesmo se remineraliza, cujos minerais são obtidos da saliva.

Características gerais:

A dentina subjacente, um tecido mais resiliente, confere sustentação e reduz a possibilidade de fratura durante a mastigação.

Esmalte prismático e interprismático:

Prisma: filamento de cristais compactados. Estendem-se da junção com a dentina até a superfície do esmalte; * Diâmetro: 4-5 micrômetro.

- Esmalte aprismático: camada mais superficial nos dentes decíduos.

- Interprismático: cristais com direção diferente daquela dos cristais dos prismas. Sua quantidade aumenta em direção à superfície do esmalte.

- Limite prismático (bainha): maior quantidade de espaços intercristalinos, com mais proteínas e água do que o restante do tecido.

- Bainhas dos prismas: vias principais de transporte

Materiais na polpa podem chegar à superfície do esmalte e ambiente oral e vice-versa.

Na maior parte dos mamíferos, incluindo humano o esmalte é formado por “prismas”.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com