TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANOS 60

Dissertações: ANOS 60. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

ANOS 60

Foi nesta época que o primeiro computador eletrônico foi lançado pela empresa IBM, que o primeiro homem entrou no espaço e que o homem chegou à lua.

Era de ouro do rock, a década de 60 foi dos Beatles, da invasão britânica, do surf rock, da música de protesto e do surgimento do heavy metal.

Ano da Jovem Guarda, um movimento comportamental e musical, surgido a partir do programa Jovem Guarda, exibido pela TV Record São Paulo; com grandes nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa entre outros.

Época dos hippies, que eram conhecidos pelos cabelos longos, roupas velhas, pelo lema "Paz e Amor", pelo misticismo, pela simpatia pela anarquia e pelo uso acentuado de drogas como maconha e LSD. Também nesta época teve início o movimento feminista e os movimentos em favor dos negros e homossexuais.

Os anos 60 revolucionaram a moda e os jovens foram os primeiros a aderir às novidades. No início da década as roupas eram retas, com traços geométricos. Jane Fonda, no filme Barbarella, levou para as ruas peças um pouco mais ousadas; surgiu também o brilho e o vinil, que passara a fazer parte de alguns trajes de maneira discreta, mas deixando as peças com ares futuristas. Surgiram vestidos do tipo "tubinho" e a mini-saia que tinha em média 30 cm e as cores eram chamativas como verde limão, laranja; a mesma foi inventada por Mary Quant.

Na moda masculina eram usadas as famosas botas chelsea, na época eram denominadas sapatos winklepicker. A famosa Jaqueta Nehru, que foi criada na índia também foi uma peça das mais marcantes, na época era bastante utilizada pelos integrantes da banda The Beatles.

Trajes como calças boca de sino, camisetas e batas "tie dye" também fizeram sucesso, assim como as botas de cano longo e sandálias plataforma.

Uma das personalidades mais comentadas dos anos 60 foi a baiana Marta Vasconcellos, vencedora do concurso Miss Universo de 1968.

Nos anos 60, a famosa combinação "olho tudo, boca nada" era a principal tendência na maquiagem. Os olhos eram sempre destacados com muito lápis, delineador e máscara nos cílios superiores e inferiores. Cílios postiços eram bem vindos. A boca geralmente recebia tons nude, equilibrando a produção.

Mary Quant também introduziu os cílios postiços em longas tiras, que podiam ser cortadas para se ajustarem aos olhos das mulheres, e também lançou embalagens que continham lápis, pó, batom e pincel. O olhar era de boneca, não importando o quão artificial ficasse. Brigitte Bardot aderiu à moda desta época, usava cabelos longos e naturais e seu olhar era marcado apenas por um delineador no melhor estilo gatinho.

Quanto aos cabelos nesta época não importava o comprimento dos cabelos, mas sim a maneira como ele era estilizado. Diversos penteados eram usados pelas mulheres: longo e liso com franja, Chanel curto com bastante volume atrás e franja, longos e cacheados, a única regra era ousar. Eram usadas esponjas de aço como enchimento para fazer o topetinho na parte de trás do cabelo, e cerveja e água com açúcar como fixador.

Em 1960 surge o laquê, e em 1966 não é mais preciso ir ao cabeleireiro para tingir os cabelos, surgem os kits de coloração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com