TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APR ANALISE PRELIMINAR DE RISCO

Exames: APR ANALISE PRELIMINAR DE RISCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

APR

Analise Preliminar de Risco

O que é Análise Preliminar de Risco – APR

A Análise Preliminar de Risco – APR consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fazes do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução.

Depois de detectado os possíveis acidentes e problemas, devem ser adotados medidas de controle e neutralização, essas medidas devem envolver toda equipe, criando um clima de trabalho seguro em conjunto.

Elaboração

Veja os passos de como fazer uma APR.

Para elaborar uma APR eficiente devem ser observados e relatados todos os riscos do ambiente. Para descobrir os riscos podemos usar como base o PPRA, Check lists, ou outros formulários elaborados para tal.

Campos que não que não podem faltar na APR:

- Responsáveis: Responsáveis pela aplicação da APR.

- Data: Deve ser a data de aplicação da APR.

- Nome da empresa:

- Tarefa a ser executada:

- Riscos do trabalho: Devem ser listado com riqueza de detalhes, afinal a APR existe justamente para listar os riscos e a partir dos riscos começamos a processo de neutralização, eliminação ou atenuação.

- EPI’s: Descrição dos EPI’s de uso obrigatório durante a realização dos trabalhos.

- Equipamentos usados durante o trabalho: Cada equipamento gera um risco específico, e por menor que pareça, merece atenção e deve ser listado. Quanto mais detalhes, mais eficiente será a APR.

- Normas de segurança a serem observadas: É importante relatar, tanto para ciência do funcionário quanto para efeito de documentação.

- Etapas de trabalho: Cada etapa te seu risco específico e deve ser observado e listado.

No campo de descrição das etapas de trabalho cada etapa precisa conter etapa, risco, medidas preventivas a serem observadas, e nível de risco.

- Revisão: A cada revisão deve ser alterada a ordem numérica da APR.

Sugerimos que deixe um campo para enumerar as revisões da APR, esse campo pode começar com 0, ou 000. No caso de 000 após a primeira revisão ficaria 001, e depois 002 e assim sucessivamente a cada revisão.

- Responsáveis pela APR: A equipe de trabalho deve ser envolvida na APR. Normalmente os integrantes do SESMT são os responsáveis pela implantação e gerenciamento da APR. Isso não impede que outros funcionários como os chefes de setores sejam incluídos.

A APR é uma técnica que pode ser aplicada a várias atividades e pode ser usada em conjunto com outras técnicas de avaliação e controle.

A APR proporciona melhoria contínua

O processo de melhoria da APR deve ser contínuo. Sempre que forem observados novos riscos ou situações perigosas no ambiente, elas devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com