TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROXIMAÇÃO DO MOVIMENTO IDEAL DE QUEDA LIVRE A PARTIR DE UMA QUEDA REAL

Artigo: APROXIMAÇÃO DO MOVIMENTO IDEAL DE QUEDA LIVRE A PARTIR DE UMA QUEDA REAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Movimento retilíneo é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Para tanto, ou a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade dá-se somente em módulo, nunca em direção. A aceleração, se variar, também variará apenas em módulo e nunca em direção, e deverá orientar-se sempre em paralelo com a velocidade.

Denomina-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, quando um corpo de massa m é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar.

A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s² (ao nível do mar), chamada de aceleração gravitacional.

Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, o movimento é acelerado, e, portanto, o sinal da aceleração é positivo.

.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Materiais Utilizados

• 1 conjunto para queda livre Bozak com régua milimetrada e 5 sensores

• 1 cronômetro digital com 4 intervalos Muccillo

• 1 esfera de aço

• 1 eletroímã com fonte estabilizada e chave inversora

2.2 Fórmulas para o cálculo e resultados da tensão superficial

Números de medidas Deslocamento h=∆y0 (m) Intervalo de tempo ∆t0 (s)

Velocidade média h/ ∆t0 (m/s)

1 1, 000 0, 401 s

2 1, 000 0, 401 s

MÉDIA 1, 000 0,401 s 2, 494 s

20-Para as posições 250 mm, 500 mm e 750 mm, utilizar a equação horária do movimento vista no item 15 para calcular os instantes t em que o móvel passa por estas posições no seu movimento de queda, e comparar com os valores medidos no cronômetro digital, calcular o erro relativo de cada valor de tempo encontrado.

=22%

2.3 Gráfico

3. CONCLUSÃO

Concluímos que um corpo tem Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado quando, ao longo de uma trajetória retilínea, o módulo da sua velocidade apresenta sempre o mesmo aumento em intervalos de tempo iguais. Porém, apesar de apresentar uma situação equiparável à Queda Livre, deve-se esclarecer que esse movimento é apenas idealizado, pois, para que ele ocorra devidamente, não deve existir resistência do ar, ou seja, deve estar no vácuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com