TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Ponte De Macarrão

Casos: APS - Ponte De Macarrão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – Universidade Paulista

ENGENHARIA – CICLO BÁSICO 2º SEMESTRE

ADILSON DA SILVA PEREIRA

RA: T706ED0

TURMA: EB2Q14

“ PONTE DE MACARRÃO ”

ARAÇATUBA

2012

Sumário

1. Introdução.................................................................................................................2

2. Objetivo do Trabalho................................................................................................4

3.Passos para a Construção da Ponte de Macarrão...................................................5

3.1. Material Utilizado...................................................................................................5

3.2. Passo a passo da construção...............................................................................6

3.3. Esboço do projeto da Ponte de Macarrão...........................................................18

3.4. Cálculos Utilizados..............................................................................................19

4. Conclusões.............................................................................................................22

5. Referências Bibliográficas......................................................................................22

1. Introdução

Breve histórico sobre pontes, desde os tempos mais remotos o homem necessita ultrapassar obstáculos em busca de suprimentos ás suas necessidades. As primeiras pontes surgiram de forma natural, pela queda de troncos das árvores sobre os rios, criando a possibilidade de passagens à outra margem. O homem aperfeiçoou os “incidentes” naturais e passou a criar outras pontes, de pedras e pranchas associando-as à outros tantos recursos disponíveis na natureza, como cipós, cordas, pedras e travas feitas com pedaços de madeira, para que estas não fossem derrubadas facilmente permitindo a ida e a volta para o destino.

Com o surgimento da vida sedentária, tornou-se importante a construção de estruturas duradouras. Os romanos foram os primeiros grandes construtores de pontes, teria sido construída no Tibre no ano 621 a C. e foi chamada ( Ponte das Estacas). É no século III a C. que os romanos começaram a se dedicar á construção de pontes em arco, atingindo um desenvolvimento nas técnicas de construção e projeto nunca antes visto. E também nesta época que começaram a aparecer pontes com as mais diferentes finalidades militares, comerciais, residenciais, ou mesma religiosa, várias estilos que dominaram o mundo.

“O maravilhoso nas pontes é o incrível sentido de gravidade. São obras que permanecem na paisagem com a mesma naturalidade que as montanhas. Funcionam sob compressão, não sobtensão. O trabalho sob compressão é como trabalho de pirâmide. E às vezes até tem argamassa, um componente fraco, mas trabalham sem ela. É só pedra sobre pedra. É um sentido de pureza e de conquista artístico muito profundo.” Santiago Calatrava.

A renascença traria os primeiros avanços na construção de pontes desde o Império Romano à medida que os arquitetos testavam maneiras de alongar os arcos. Os arcos ficariam cada vez mais refinados e cada vez mais arrojados na proporção. Um arco totalmente circular é muito seguro e, se você observar, os arcos romanos são assim. Conforme se quer abraçar maiores distâncias abre-se o arco cada vez mais e o risco de ruptura, no meio ou afastamento na base, aumenta. Mas aos poucos os construtores ficaram mais audaciosos e os arcos receberam uma proporção diferente mais baixa e mais longa gradualmente.

A partir de 1750, começa a era da produção industrial, das máquinas e da energia a vapor: tudo isso se faz representar também na arquitetura. As construções definitivamente passam a ser voltadas à praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro.

Após a Revolução Industrial, as pontes passaram a ganhar o destaque que até então cabia às catedrais na arquitetura. Construir pontes para transpor vales e rios era essencial para fazer a economia acelerar. Modelos construídos em arco, utilizando o ferro, tornaram-se a ordem do dia a partir de 1779, quando foi construída a Ironbridge (ponte de ferro), em Coalbrookdale, Inglaterra, eliminando a necessidade de utilizar balsas para cruzar o Rio Severn, o que custava muito tempo às indústrias da região.

Com este trabalho aprendemos com a construção dos conceitos físicos como equilíbrio dos corpos, estática, tração, compressão, entre outros diversos conceitos físicos.

O desafio proposto para os grupos formados na sala de aula constitui-se em observar que hoje em dia não é diferente, para um engenheiro crescer, é preciso usar suas habilidades em setores diferentes. O profissional competente é aquele que não recusa desafios e os encara durante sua jornada profissional. “Crescer profissionalmente exige do profissional uma dosagem de coragem, determinação e força de vontade”.

2. Objetivo do Trabalho

O Projeto denominado Ponte de Macarrão tem como objetivo a aplicação na prática, de conteúdos aprendidos em sala de aula, levando o aluno a observar aplicações de uma forma simples, porém reais, da Física no dia-a-dia. e mais, aplicar os conhecimento básico de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia, utilizar computadores para resolver, projetar e otimizar sistemas estruturais simples.

O objetivo do trabalho é realizar a construção um “Ponte de Macarrão” de um metro a partir de espaguete e cola de acordo com um conjunto de regra e medidas pré-estabelecidas pelo órgão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com