TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - UNIP

Artigos Científicos: APS - UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

3. COLETA DE DADOS

3.1. Modelar o processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas

Para a capacitação de pessoas a empresa deve investir em treinamentos que envolvam as pessoas para os conhecimentos necessários para o desempenho das suas funções. O foco na mudança faz com que a gestão do conhecimento passe a ser encarada como uma estratégia decisiva para capacitar os colaboradores da organização. A busca pelo desenvolvimento mútuo e continuo entre as organizações e pessoas é sem duvida um aspecto importante da Moderna Gestão de Pessoas, os processos de capacitação e desenvolvimento das pessoas envolvem questões complexas como preparação de lideranças de novos talentos e do aprendizado organizacional. Tornando necessário um esforço mais amplo de mudança e melhoria, simplesmente porque estamos em uma era de instabilidade e de mudanças que requerem pessoas e organizações dinâmicas, flexíveis, mutáveis e inovadoras.

A maior parte das organizações foi estruturada e organizada dentro dos padrões de relativa estabilidade e de permanência. O Modelo organizacional tradicional em que se inspiraram foi moldado no início do século XX, para as condições da Era Industrial. As organizações eram feitas para durar para sempre, como se fossem perfeitas e não necessitasse de melhoria nenhuma.

Mas os tempos mudaram, e hoje, na era da informação e globalização do mundo dos negócios o ambiente tornou-se instável e o modelo da organização tradicional simplesmente não funciona mais nas condições de antigamente, onde é preciso mudar as organizações para que elas possam ser competitivas na era atual. Nesse novo contexto de modelo de organização, foi aberta as portas para as organizações orgânicas e flexíveis que melhor se ajustam as novas características ambientais. As características do modelo orgânico passaram a ser redução dos níveis hierárquicos, descentralização, autocontrole e autodireção do desempenho pelas próprias pessoas.

O treinamento dos funcionários na empresa se divide em três partes que são os processos de integração, treinamento básico e treinamentos complementares.

• Processo de integração: É destinado aos funcionários recém-admitidos, com o objetivo de adaptá-los a empresa, conhecendo os critérios, postura e valores da organização;

• Treinamento básico: Tem o objetivo de treinar o funcionário para o desempenho da função, suas tarefas, deveres, comunicação com demais funcionários e departamentos e tudo o que o empregado precisa para o desempenho básico para a função que foi contratado;

• Treinamento complementares: são treinamentos que não tem ligação direta com a função desempenhada, mas tem o objetivo de dar conhecimento, experiência e é esperado que o funcionário aplique esses conhecimentos na organização;

O objetivo final dos treinamentos é trabalhar as pessoas individualmente, oferecendo oportunidades aos empregados a obterem o conhecimento, prática e conduto, sem perder de vista os objetivos individuais.

3.2. Avaliação de eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo:

3.3. Analisar e avaliar o desempenho do processo (modelado em 2.2.1) considerando:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com