TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS UNIP Estaçao De Tratamento De Agua

Artigo: APS UNIP Estaçao De Tratamento De Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 14

ETAPAS DO TRATAMENTO DE AGUA

Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais.

Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.

*Fator pH –O índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5.

Coagulação – Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.

Floculação – Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.

Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.

Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

Pós-alcalinização – Em seguida, é feita a correção final do pH da água, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações.

Desinfecção – É feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor.

Fluoretação – O flúor também é adicionado à agua. A substância ajuda a prevenir cáries.

A CLARIFICAÇÃO DAS ÁGUAS

Noções básicas

Sólidos Suspensos

Tempo para decantação

Areia grossa

Segundos

Areia fina

Minutos

Barro

Horas

Argila

Anos

A Clarificação das águas é empregada para a remoção de sólidos suspensos (turbidez) nas aguas. A extensão desta remoção de impurezas, dependedo equipamento e do tratamento químico empregado na Clarificação.

2.2 Sólidos Suspensos

Sólidos suspensos consistem de partículas insolúveis e de sedimentação lenta. A titulo de ilustração apresentamos, abaixo, alguns exemplos de tempo de sedimentação em função das partículas.

As razões básicas do porque as partículas suspensas demoram para decantar, são:

- tamanho muito pequeno ( inferior a 10 microns )

- carga negativa

Nas condições acima, a água mantém as pequenas partículas em suspensão, com influência direta do peso especifico da partícula, carga das partículas, viscosidade da água, temperatura da água, número de Reynolds do fluxo de água, etc.

Partículas do mesmo tamanho tem condições de sedimentação diferentes em águas de temperaturas diferentes.

Geralmente os sólidos suspensos tem uma carga negativa de cerca de 25 milivolts e se repelem mutuamente. A esta carga dá-se o nome de Potencial Zeta.

Coagulação

De alguma forma pode-se concluir que um processo de clarificação de água consiste na manutenção de condições físico-químicas tais, que os sólidos suspensos na água são removidos por uma sedimentação.

Todavia, é necessário trabalhar-se em conjunto com as cargas das partículas para se obter um resultado final melhorado.O processo de alteração de cargas das partículas se chama de coagulação.

Coagulação e o processo de neutralização das cargas negativas das partículas que faz com que as mesmas se atraiam, promovendo aglomeração, formando partículas maiores, aumentando a velocidade de sedimentação.

A carga negativa das partículas e causada por uma camada fixa de ânions, seguida de uma camada fixa de cátions e ânions.

A predominância de ânions na estrutura resulta numa carga negativa.Para que ocorra a neutralização das cargas negativas, é necessário se substituir os cátions monovalentes na estrutura externa, por cátions polivalentes.Íons de alumínio e íons ferricos são usados para este fim.

A redução da carga da partícula para - 5,0 a 0,0 milivolts diminui as forças de repulsão a tal ponto que as partículas podem colidir e aderir umas as outras. Formam-se micro-aglomerados.

Este é o primeiro efeito resultante do processo de floculação.

A segunda reação, que segue a neutralização de cargas, é a formação do floco.

Este fenômeno é o agrupamento de micro-aglomerados para formar massas maiores que sedimentarão.

Pré - Decantação

O processo puro e simples de decantação é aquele aplicado quando a água apresenta sólidos em suspensão em condições de decantar normalmente sem o auxilio do processo de floculação.

Finalidade da Pré-Decantação

A pré-decantação é empregada para separar partículas suspensas de grande tamanho, acima de 10 microns. Para que isto ocorra é necessário que haja um tempo de retenção, no pré-decantador, suficiente para que ocorra o processo.

O tempo de retenção necessário é calculado considerando-se os seguintes fatores:

- Porcentagem de remoção de sólidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com