TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - UNIP - MATÉRIA E.P.A

Artigo: APS - UNIP - MATÉRIA E.P.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  6.313 Palavras (26 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. REVISÃO CONCEITUAL 4

2. ESTUDO DE CASO 17

2.1. Perfil da organização 17

2.1.1. Denominação 17

2.1.2. Produtos e força de trabalho 18

2.1.3. Mercados e segmentos 19

2.1.4. Concorrentes e aspectos relevantes 19

2.1.5. Fornecedores e matérias-primas 20

2.1.6. Organograma da organização 22

2.2. Coleta de Dados 22

3. ANÁLISE DOS DADOS E SUGESTÕES DE MELHORIA 25

3.1. Análise dos dados 25

3.2. Interpretação dos dados 25

3.2.1. Pontos fortes 25

3.2.2. Pontos de melhoria 26

CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

• Sugestões propostas pelo Grupo 28

REFERÊNCIAS 29

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar o tema Evidências de aplicação das teorias da Administração Científica à Teoria das Relações Humanas: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização (pequeno ou médio porte de acordo com os critérios do BNDES) porte.

1. REVISÃO CONCEITUAL

Teoria da Administração Científica

O movimento da administração cientifica surgiu como uma resposta eficiente a questão da existência de uma nova força de trabalho, desqualificada e barata. nesse livro, Taylor apresenta os quatros princípios fundamentais de sua teoria:

1- desenvolver, pra cada elemento do trabalho individual, uma ciência, como normas rígidas pra o movimento de cada homem e padronizar todas as ferramentas e condições de trabalho.

2- selecionar cuidadosamente, depois treinar, ensinar e aperfeiçoar o trabalhador ( com a exclusão de todos que se recusam a adotar os novos métodos ou são incapazes de segui-los).

3-cooperar cordialmente com os trabalhadores, remunerando-os diariamente e articulando todo o trabalho com os princípios da ciência desenvolvida.

4- manter uma divisão equitativa de trabalho e de responsabilidade entre administradores e operários.

Para Taylor, há uma única maneira certa parar desempenhar cada tarefa, visando maximizar sua eficiência e assegurando o máximo rendimento ou produtividade. A separação do processo de planejamento do trabalho da execução é outra das premissas defendidas por Taylor. para ele, o operário não tinha capacidade, de formação ou meios para analisar cientificamente seu trabalho e estabelecer o método ou processo mais eficiente. Taylor é também um dos primeiros a reconhecer a importância de um processo de seleção cientifica do trabalhador, adaptando suas capacidades e aptidões as características de cada função a ser desempenhada. todas as recomendações eram baseadas em uma visão conciliadora dos interesses dos patrões e empregados.

O outro importante teórico que contribuiu para o movimento de administração cientifica, completando os estudos dos tempos de Taylor, foi Frank Gilbreth. ele se preocupou em estudar os movimentos mais adequados para a realização de cada atividade, dando origem ao qual ficou conhecido como " estudo dos tempos e movimentos". naturalmente, como todas as teorias de administração cientifica não era inseto de criticas. o ponto mais relevante dessas criticas é que o trabalhador era avisto como uma maquina, logo seu lado humano não era considerado.

As principais características da administração cientifica.

- Os trabalhadores têm um comportamento racional e apenas deve ser considerada a forma como estes se dirigem logicamente para os seus objetivos.

- Os trabalhadores que realizam uma tarefa cooperativa são capazes de sair da sua função sem informações detalhadas do seu supervisor.

-A não ser que sejam definidos e impostos limites claros á ação dos trabalhadores, este tenderão a se confundir e realizar tarefas no domínio de outros .

- As pessoas preferem a segurança de uma tarefa bem definida e não valorizam a liberdade para decidir sua própria abordagem dos problemas.

-E possível prever e estabelecer um padrão preciso para as atividades futuras e para os relacionamentos entre estas.

-A administração envolve prioritariamente a definição e o planejamento das atividades formais dos trabalhadores.

-As atividades de um grupo devem ser encaradas de forma objetiva e impessoal, sem considerar características e problemas pessoais.

- Trabalhadores são motivados exclusivamente por necessidades econômicas: sendo assim , os incentivos devem consistir exclusivamente de recompensas monetárias.

- As pessoas não gostam de trabalhar, por isso supervisão próxima e responsabilização devem ser enfatizadas.

-A coordenação das atividades não será possível , exceto se planeja e dirigida de cima par baixo.

-A autoridade tem sua fonte no topo da hierarquia e é delegada de cima para baixo.

-Atividades simples são mias facilmente aprendidas e por isso , levam a uma maior produtividade quando se reduz o escopo de uma atividade.

-As funções da administração têm características universais e podem ser desempenhada da mesma forma , independentemente do ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com