TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APURACAO DE RESULTADOS

Monografias: APURACAO DE RESULTADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

1 APURAÇÃO DE RESULTADO

Apurar o Resultado do Exercício consiste em verificar, por meio das Contas de Resultado (Despesa e Receitas), se a movimentação do Patrimônio da empresa apresentou lucro ou prejuízo durante o exercício social. As Demonstrações Contábeis podem ser elaboradas de acordo com a necessidade da demandante da informação. O demonstrativo apresenta um resumo ordenado das receitas e das despesas do período solicitado para facilitar as tomadas de decisão.

É extremamente importante apurar o lucro de forma correta pelo seguinte motivo, alguns de vocês já devem ter ouvido falar que alguns impostos tais como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social Sobre o Lucro Liquido, são calculados em cima do lucro. Esses impostos são calculados de acordo com um percentual sobre o lucro apurado pela contabilidade.

2 OBJETIVO

As receitas e despesas de uma empresa representam, respectivamente, acréscimo e diminuição de seu patrimônio líquido. Essas receitas e despesas são controladas em contas específicas que, em geral, são de grande volume, chamadas contas de resultado. Ao final de cada exercício, é necessário que essas contas sejam encerradas para que:

- possa ser conhecido o resultado do exercício;

- esse resultado possa ser apresentado de modo ordenado e de fácil entendimento.

Objetivo: encerrar as contas de resultado (receitas e despesas) e apurar o resultado (lucro ou prejuízo) obtido pela empresa no período.

Sistemática de apuração do resultado: Apurar saldo final das contas de resultado.

Logo, se houver algum erro na apuração do lucro, haverá algum erro no pagamento do imposto, e se por algum motivo o lucro errado ficou a menor, o imposto também foi pago a menor, a empresa fica sujeita a uma multa da Receita Federal (contabilmente chamamos de Fisco, para designar não só a Receita Federal, mais também qualquer outro fiscal, seja ele do estado no caso do ICMS, ou do município no caso do ISS).

Se a empresa pagou a maior, houve um desperdício de dinheiro, e qualquer pessoa sabe o quanto é difícil ganhar dinheiro, e logicamente não está a fim de ficar pagando imposto a maior.

3 REGIMES DE APURAÇÃO DO RESULTADO CONTÁBIL

Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício. O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. São dois os regimes contábeis co

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com