TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Por:   •  16/1/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

TÉCNICO DE ENFERMAGEM TURMA: A

PROFESSORA: JANETH RAMIREZ PAVON

ALUNAS: DEIZE FERMINA, LARISSA CARDOSO, MARIA VIDAL, ROSA VIEIRA,THIAGO CARDOSO.

CUIABÁ – MT

SETEMBRO/2021

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Clamídia:

A Clamídia é uma infecção causada pela bactéria (Chlamydia) Sexualmente Transmissível (IST), que na maioria das vezes causa infecção nos órgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. Pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa.

Não existem dados epidemiológicos no Brasil, porque não é uma doença de notificação obrigatória. Mas dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC/2017) mostram que a maioria dos casos acontece em pessoas na faixa etária entre 15 e 24 anos.

A sua transmissão é por meio do contato sexual (anal, oral ou vaginal) ou pela forma congênita (infecção passada da mãe para o bebê durante a gestação). Ela não é transmitida por meio de transfusão sanguínea, porém, se a pessoa infectada deseja doar sangue, deve informar ao profissional de saúde a presença da infecção.

A maioria dos casos, não apresenta sintomas (em torno de 70% a 80% das situações). Quando presentes, os sintomas mais comuns nas mulheres são: corrimento amarelado ou claro; sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais; dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).

Nos homens, os sintomas mais comuns são: ardência ao urinar; corrimento uretral com a presença de pus; dor nos testículos.

O tratamento dessa doença é feito com o uso de antibióticos, como por exemplo Azitromicina ou Doxiciclina, receitados pelo médico conforme cada caso. Com o tratamento adequado é possível erradicar completamente a bactéria.

No caso das gestantes, o tratamento com antibiótico adequado será indicado pela equipe de saúde conforme cada caso. Desta forma, a gestante deve fazer o acompanhamento pré-natal regular, com a realização dos exames prescritos.

A clamídia, se não tratada adequadamente, aumenta os riscos de contaminação e transmissão do HIV. Ela pode ser facilmente curada com o uso de antibióticos, no entanto, para garantir a cura total, durante o período de infecção é aconselhado evitar contato sexual desprotegido. Manter relações sexuais sem o uso do preservativo (masculino ou feminino) é o principal fator de prevenção de risco para a sua contaminação. As parcerias sexuais também devem ser avaliadas e orientadas pelo profissional de saúde para evitar nova contaminação.

Herpes:

Herpes genital e herpes labial são duas das formas mais comuns de manifestações desse vírus, que atinge tanto homens quanto mulheres. Saber o que é herpes e quais são as suas formas de contágio é o primeiro passo para se prevenir dessa doença. A transmissão do vírus, se dá pelo contato direto entre pessoas, ainda que os infectados não possuam nenhum tipo de lesão ativa. Além disso, existe ainda a possibilidade de infecção por meio de objetos, embora ela seja menos comum. A incubação do vírus leva, em média, duas semanas, no entanto, graças ao bom funcionamento do sistema imunológico em organismos saudáveis, é possível ainda que muitos vírus não resultem em nenhum tipo de lesão aparente na pele. É por essa razão que o número de pessoas que irão contrair herpes ao longo da vida é elevado.

O contato sexual desprotegido, no entanto, é a principal causa de transmissão, pois o vírus pode se concentrar no sêmen, nas secreções vaginais ou na saliva. Embora raro, existe a possibilidade de contaminação por HSV-2 através do compartilhamento de objetos. Essas chances, no entanto, são mínimas, pois o vírus sobrevive pouco tempo fora do corpo.

Durante a gravidez, no parto e no pós-parto, a mãe pode ainda transmitir essa doença para a criança, caso esteja infectada. A chamada transmissão vertical pode ocorrer em qualquer um desses momentos e, por essa razão, os exames e as consultas do pré-natal são essenciais para que se possa identificar essa possibilidade.

Pequenas bolhas ou aftas na boca, febre durante o primeiro episódio de infecção e sensação de queimação, ou formigamento nas lesões podem ser percebidos como primeiros sintomas. Apesar de ser assintomática, na maioria dos casos, pode causar dores e irritação de dois a dez dias depois do contágio, manchas vermelhas e pequenas bolhas esbranquiçadas e úlceras na região dos genitais.

Esse é um tipo de doença que não tem cura, mas as lesões costumam desaparecer sozinhas depois de uma ou duas semanas. Aqueles que têm alguma doença que enfraqueça o sistema imunológico podem apresentar por mais tempo os sintomas.

Evitar o contato com lesões abertas e o contato sexual, quando houver lesões ativas são formas de minimizar o risco de transmissão. Isso inclui também a prática de sexo seguro, com o uso de preservativos. Para as gestantes diagnosticadas com infecções ativas de herpes na ocasião do parto, a cesariana é o procedimento recomendado.

De resto, não hesite: em caso de percepção de qualquer um dos sintomas acima, procure imediatamente um médico para obter um diagnóstico mais preciso, lembrando que quanto antes for diagnosticado, mais rápido e mais simples será o tratamento.

Sífilis:

A Sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através da relação sexual sem proteção. Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses ou anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves.

Sífilis primária: É uma ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias e é chamada de “cancro duro”.

Sífilis secundária: Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e, cicatrização da ferida inicial. Podem surgir manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com