TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMPRESAS NA ATUALIDADE ECONÔMICA FAZEM USO DA ÉTICA/ RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA ATUAREM NO MERCADO: "IDENTIFICAR DE QUE FORMA A EMPRESA PESQUISADA PENSA A RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA NA GESTÃO E ATUAÇÃO DA EMPRESA."

Artigos Científicos: AS EMPRESAS NA ATUALIDADE ECONÔMICA FAZEM USO DA ÉTICA/ RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA ATUAREM NO MERCADO: "IDENTIFICAR DE QUE FORMA A EMPRESA PESQUISADA PENSA A RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA NA GESTÃO E ATUAÇÃO DA EMPRESA.". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  2.074 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

2.1 ÉTICA 6

3 METODOLOGIA 9

3.1 PROBLEMA 10

4 DIAGNÓSTICO 12

4.1 A ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 12

4.1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA YOKI 12

5 CONCLUSÃO 14

1. INTRODUÇÃO

Esta empresa busca dentro do seu ramo de alimentos, qualidade e prestação de serviço, ao mesmo tempo se preocupa com o bem estar do consumidor, tendo uma ampla rede de produtos variados e selecionados para todos os tipos de pessoas. Além da preocupação com o serviço social.

No contexto operacional da Companhia tem por objetivo social: a) produção, industrialização, processamento, beneficiamento, armazenamento, empacotamento (embalar), enfardamento e comercialização de produtos alimentícios, agrícolas, cereais, hortícolas, sementes e outros produtos congêneres; b) industrialização de produtos para alimentação animal; c) industrialização de trigo em grão destinado a produção de quibe; d) fabricação de embalagens para uso próprio e de terceiros; e) prestação de serviços relativamente ao objetivo social, bem como assistência técnica ao plantio e desenvolvimento agrícola; f) integração com o produtor rural para fins de participação em projeto de desenvolvimento e financiamento agrícola industrial; g) importação de exportação de sementes, cereais, hortícolas, produtos alimentícios e congêneres e/ou serviços relacionados com o objetivo social; h) representação em sociedades nacionais ou estrangeiras, por conta própria ou de terceiros, nas formas permitidas em leis; i) participação em outras sociedades como sócia, cotista ou acionista.

Encontrasse unidades da Companhia nas cidades de São Bernardo do Campo (matriz), São Paulo/SP, Marília/SP, Cambará/PR, Nova Prata/RS, Campo Novo do Parecis/MT, Diadema/SP, Cachoeirinha/RS, Cordeirópolis/SP, Pouso Alegre/MG, Salvador/BA, Brasília/DF, Jaboatão dos Guararapes/PE, Fortaleza/CE, Cuiabá/MT, Paranaví/PR, Ourinhos/SP e Duque de Caxias/RJ.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ÉTICA

Para Epicuro (341-270 a.c.), segundo o livro de Elizete passos (Ética nas Organizações, p. 35), a ética é considerada a mais importante de suas filosofias, por ser a que indicaria o caminho da sabedoria e, portanto, da felicidade, orienta para a necessidade de haver limites a fim de garantir a serenidade e uma vida feliz e sem atropelos, como afirma:

“uma vida feliz é impossível sem a sabedoria, a honestidade e a justiça, e estas, por sua vez, são inseparáveis de uma vida feliz. Aquele que não vive nem honesta, nem sabia, nem justamente, não pode viver feliz” (CORBISIER, 1984, p.318).

A ética cristã estabelece a relação entre Deus e o homem, baseando-se em verdades reveladas.

Como as organizações em geral, e as empresas em especifico, são microestruturas sociais, participesda sociedade, também criam valores, escolhem caminhos, optam por uma forma de ser e agir consciente ou inconscientemente. Essas escolhas são de suma importância, pois os valores orientam a vida organizacional, não como normas e prescrições dogmáticas e a priori, mas, como dissemos como princípios e crenças que dão uma orientação para a ação, uma filosofia que da o norte as ações empresariais e, portanto, também ao comportamento das pessoas que as constituem. Conforme Tamayo e Godin (1996, p.63): “não apenas o comportamento do individuo é influenciado pelos valores, mas também o julgamento que ele faz do comportamento dos demais, pertinente ao sistema organizacional”.

É preciso reconhecer que as empresas são sistemas sociais, e, portanto, além de possuírem e seguirem teorias e técnicas, também se constituem em um sistema de valores e crenças.

Sem duvida, a ética é Direito e vontade de Justiça, porem, também é arte que deve seraprendida dia após dia.

3 METODOLOGIA

Informação obtida junto à organização e pelo site da empresa, com os conhecimentos teóricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com