TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASCETISMO

Casos: ASCETISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

s seitas batistas é o quarto e último elemento de sua analise nesse capítulo, que na verdade Max Weber esteja falando das vertentes que estão ligadas ou emergiram do movimento anabatista, cujo expoente máximo é Menno Simons, na qual a derivação de seu nome é hoje nome dado a essa doutrina conhecida por Menonitas, também ligados a esse movimento estão os próprios batistas e Quakers. Segundo Weber essas doutrinas derivadas do movimento anabatista nada mais é que igreja crente ou mais uma seita como segue na citação dele abaixo:

“As mais importantes idéias de todas essas comunidades, cuja influência no desenvolvimento da cultura somente pode ser bem esclarecida em uma conexão algo diferente, são algo com que já estamos familiarizados: a believer’s church.” (pág. 102)

Puma doutrina centrada na graça dos sacramentos e na igreja visível, faltava essa força psico-lógica de conduta sistemática que o compelisse à racionalização metódica da vida, como é o que aconteceu no calvinismo:

“ficamos convencidos de que, a seu modo, ela teve não só uma consistência quase única, mas que seu efeito psicológico foi extraordinariamente poderoso.” (pág. 90)

O segundo grupo estudado por Weber foi o pietismo de Spener, que possui como característica a emoção e um controle ascético da conduta vocacional, fornecendo base religiosa para a ética da vocação com uma maior solidez, que o simples respeito laico de cristãos luteranos. O pietismo influenciou muitas classes de trabalhadores e o empregador que é muito citado por Weber o conde Zinzendorf. Diferente do calvinismo que segundo ele estaria diretamente relacionado com empreendedores capitalistas.

O metodismo de Jhon Wesley, é o terceiro grupo analisado por Max Weber, uma outra vertente religiosa que tem como característica a emoção e a ética ascética racional, imposta pelo puritanismo. Onde a predestinação dá lugar ao certitudo salutis derivada do testemunho do espírito. Em que o ser humano nesta vida, pode trabalhar em seu ser, em virtude da divina graça, obter a santificação, a perfeita consciência a respeito de se libertar do pecado. É uma doutrina de regeneração, que na prática sua influência é limitada no desenvolvimento do sistema capitalista, como é a sua citação:

“podemos deixar de lado o metodismo como um produto tardio já que ele nada ajuntou de novo ao desenvolvimento da idéia de vocação.” (pág. 101)

As seitas batistas é o quarto e último elemento de sua analise nesse capítulo, que na verdade Max Weber esteja falando das vertentes que estão ligadas ou emergiram do movimento anabatista, cujo expoente máximo é Menno Simons, na qual a derivação de seu nome é hoje nome dado a essa doutrina conhecida por Menonitas, também ligados a esse movimento estão os próprios batistas e Quakers. Segundo Weber essas doutrinas derivadas do movimento anabatista nada mais é que igreja crente ou mais uma seita como segue na citação dele abaixo:

“As mais importantes idéias de todas essas comunidades, cuja influência no desenvolvimento da cultura somente pode ser bem esclarecida em uma conexão algo diferente, são algo com que já estamos familiarizados: a believer’s church.” (pág. 102)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com