TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA ADMINSTRAÇÃO1

Casos: ATIVIDADE AVALIATIVA ADMINSTRAÇÃO1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

1. A) Descreva as forças que compõem o macroambiente.

As forças macroambientais são compostas pelas variáveis sociais, econômicas, político-legais, tecnológicas. Elas interferem na estratégia da organização, podendo apresentar uma oportunidade ou ameaça.

As forças sociais são formadas por instituições que afetam os valores, os costumes, os mitos e crenças, as ideologias, as tradições. Com isso produtos e serviços são elaborados para atender as necessidades e os novos estilos de vida. Para exemplificar, temos a crescente preocupação com a estética e saúde levando ao maior consumo de produtos com menor teor calórico e o aumento de matriculados em academias.

As forças econômicas são colocadas pelo mercado que dita as regras financeiras de um determinado produto. Para exemplificar, menciono as recentes aumentos do preço do combustível que pode afetar diversosos setores da economia.

Forças político-legais são compostas por variáveis como estabilidade do governo, legislações tributárias e trabalhistas. Como exemplo, cito a recente imposição legal que obriga os funcionários das empresas de transporte a ter um tempo de descanso entre uma viagem e outra, a ter uma parada para alimentação durante a mesma jornada de trabalho. Ou seja, uma imposição que afeta diretamentea organização dessas empresas de transporte.

Forças tecnológicas são a crescente necessidade de integrar as informações da organização a fim de evitar retrabalhos e obter uma maior agilidade e exatidão na informação, comunicação e tomadas de decisão.

B) Como as forças macroambientais podem influenciar nos negócios do MCDonald´s. Exemplifique.

Muito tem se falado na melhoria da alimentação humana. Em quanto é importante termos uma vida saudável. Os alimentos processados, de rápida deglutição, chegado aos altos teores calóricos foram e são os grandes alvos dessas campanhas, visto que são ricos em ingredientes que não são os recomendados a uma vida saudável.

Essa forte pressão influenciou nos produtos do MCDonald´s que eram altamente calóricos e pouco nutritivos.

A opinião pública massacrou tanto esse alvo que o MCDonald´s viu-se obrigado a rever seus produtos, colocando no mercado produtos com melhor qualidade e também a tabela nutricional em seu rótulos.

Incluíram no cardápio as opções de frutas como sobremesas e não os famosos sorvetes.

Como forte concorrência, veio ao mercado a empresa Subway que produz lanches mais saudáveis e com menos calorias. Portanto, incluiu em sua tendência a melhoria da saúde dos consumidores.

2. Descreva cada um dos elementos da Análise Estrutural de Porter (Modelo de Porter de ambiente competitivo), tendo como base o mercado cervejeiro.

Concorrentes: A concorrência é a rivalidade oua disputa de posições entre as empresas do mesmo ramo de atividades. Para uma empresa do mercado cervejeiro manter-se no mercado, ela precisa manter a qualidade de seus produtos, atentar-se às novas tendências e adaptar aos desejos dos consumidores. Nessas novas tendências apresentam-se o cuidado que muitos consumidores têm com a estética, havendo então a necessidade da implantação de produtos com menor teor calórico.

Se uma empresa de tradição não se adapta a essa nova tendência, outra empresa com menor tradição oferece ao mercado o produto que atende as necessidades desse novo público. Com isso vemos na mídia uma forte propaganda para a disputa do público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com